sexta-feira, setembro 27, 2013

AS PROVAS ESTÃO LÁ - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 27/09

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sai em defesa do julgamento do mensalão. "Há provas cabais contra José Dirceu", diz ele, respondendo a Ives Gandra Martins. Em entrevista à Folha, o jurista afirmou que o petista foi condenado com base em indícios e presunções. Amigo e coautor de livros com Gandra Martins, o magistrado diz: "Tenho respeito e afeto pelo Ives, mas suas declarações foram impróprias".

COM CARINHO
Mendes cita, entre "inúmeras" provas, depoimentos de testemunhas que dizem que todas as negociações do governo com partidos precisavam ser referendadas por Dirceu. E também as negociações com o Banco Rural, no centro do escândalo. Em tom de brincadeira, afirma: "Ainda bem que o Ives teve o bom senso de não propor a canonização do José Dirceu".

A RECÍPROCA...
Ives Gandra Martins diz que recebe as críticas "com muito respeito, pois tenho pelo Gilmar uma grande admiração". Mas mantém sua opinião. "Sei que há depoimentos, mas a prova testemunhal é a pior das provas. Não há contra Dirceu a prova material." Ele registra que, por criticar a teoria do domínio do fato, recebeu telefonemas de apoio tanto de ministros do STF, aposentados e na ativa, quanto de outras cortes. E também de professores de direito "do Brasil inteiro".

...É VERDADEIRA
Gandra Martins, por sinal, está lançando o livro "Estudo de Direito Constitucional em Homenagem a Gilmar Mendes", pela editora Saraiva. Coordena a obra junto com o professor Carlos Valder do Nascimento, da Bahia.

PRIMEIRO PASSO
Luciano Szafir se prepara para sua primeira direção. Ele dividirá as funções de produtor e diretor com Andrea Avancini no musical "O Templo de Salomão". "Não aceitaria dirigir um espetáculo desse porte sozinho", diz. Programada para estrear em 2014, a montagem terá Fernando Pavão como Salomão e Juan Alba como seu principal conselheiro.

REALITY SHOW
Uma peça será encenada dentro de um contêiner no parque da Juventude, a partir do dia 1º. Em "5 e 45 - Ergueu a Mão e Soprou um Beijo", o público, que poderá ser de no máximo 20 pessoas, dividirá com a atriz Alexandra Tavares a sensação de estar preso. O espetáculo, inspirado em fatos reais, retrata os últimos 45 minutos de vida de uma mulher prestes a ser executada. Será instalado ar-condicionado no espaço, com 14 m² e 2,5 m de altura. O parque foi criado no espaço em que antes estava instalado o Carandiru.

ABAIXO POPOZUDAS
Os castings para os desfiles da Semana de Moda de Paris têm aprovado modelos com 85 cm a 86 cm de quadril. A limitação tem deixado de fora da temporada muitas brasileiras. A medida de 88 cm imposta há alguns anos já era um pesadelo para as modelos nacionais. Além de afinar, a média de altura nos desfiles parisienses subiu para 1,84 m. A imposição não vale para tops: Gisele Bündchen tem 1,79 m de altura e 89 cm de quadril.

PODER FEMININO
A irlandesa Caroline Casey, ativista social cega que percorreu mil quilômetros na Índia em cima de um elefante para arrecadar fundos para ações beneficentes, é uma das 36 palestrantes do Fórum Momento Mulher, que acontece dia 7 de outubro.

SOB NOVA DIREÇÃO
A MTV fez festa para comemorar sua nova fase, agora na TV a cabo. A atriz Carolina Dieckmann e o marido, Tiago Worcman, vice-presidente do canal, estiveram na comemoração. Os músicos Supla, Lobão, Fiuk, Marcelo D2 e Emicida também circularam pela festa, que contou com a presença da vidente Mãe Dináh e de Rodrigo Gorky e Pedro D'Eyrot, integrantes do trio Bonde do Rolê.

CURTO-CIRCUITO
A empresária Helena Mottin organiza festa para o marido, Edinho Veneziani, hoje, às 21h, no Itaim.

Dudu Bertholini assina nova linha da Absurda, marca latino-americana de design de óculos.

A modelo Izabel Goulart desfila para a C&A, no domingo, 29, no Jockey Club do Rio. Grátis.

A Secretaria de Educação de Guarulhos encerra hoje seminário internacional para discutir o uso de novas tecnologias na escola. A Unesco é uma das parceiras do evento.

Nenhum comentário: