FOLHA DE SP - 22/09
Intenção de consumo na cidade de São Paulo se aproxima de nível de 2009
A intenção de consumo das famílias da cidade de São Paulo diminuiu em agosto.
O índice que mensura a propensão a gastar caiu 15,1% no mês, ante o mesmo período de 2012, e se aproximou do recorde de baixa.
O indicador da FecomersioSP ficou em 120,6 pontos (em escala que varia de 0 a 200) --0,3 a mais que em agosto de 2009, mês de início da pesquisa e que registrou o menor nível da série.
Nos oito primeiros meses do ano, foram sete retrações.
O resultado negativo foi influenciado pelas manifestações de junho e pela inflação do começo do ano, segundo Guilherme Dietze, economista da entidade.
"A pesquisa de campo é feita nas primeiras semanas de julho para saber com qual sentimento o consumidor irá entrar em agosto. Por isso, ainda tem um resquício dos protestos."
A partir de setembro, o resultado deve melhorar: "A taxa de desemprego continua baixa e a inflação não está interferindo com a mesma magnitude do início do ano".
As famílias com renda acima de dez salários mínimos são as mais insatisfeitas. Pelo quarto mês consecutivo, o indicador desse grupo foi mais baixo. Em agosto, ficou em 116,8 pontos, enquanto o da população com rendimento menor ficou em 121,9.
"Quem ganha mais costuma ter mais conhecimento de outras variáveis além da inflação, como câmbio, PIB e resultado da Bolsa." Foram entrevistadas 2.200 pessoas.
ALÉM DOS BRINQUEDOS
A Mattel fez parcerias com empresas brasileiras para produzir a marca Fischer-Price e investir no mercado de puericultura leve (que inclui mamadeiras e chupetas) e pesada (carrinhos de bebê).
A ideia é popularizar a Fischer-Price no país. Até 2014, a companhia pretende ter mais de 150 itens com a marca no Brasil.
"Queremos que os produtos sejam referência para as mães o dia todo, não apenas na hora do brincar", afirma o presidente da empresa no país, Ricardo Ibarra.
Com grupos como Grendene, Infanti e Biotropic, a marca entra em novas categorias de mercadorias, como sapatos, artigos de festas e babá eletrônica, entre outros itens.
Desde o primeiro semestre, começaram a surgir esses novos produtos. Algumas peças têm partes importadas. "Cerca de 95% dos itens que não são brinquedos são fabricados no Brasil."
A expectativa é que até o fim de 2013 sejam distribuídas mais de 3 milhões de unidades de produtos e brinquedos da marca no Brasil, país com maior variedade de mercadorias da Mattel.
Em 2014, a empresa espera crescer cerca de 30% nas vendas para o varejo.
Rede hoteleira terá 3ª unidade no exterior e mais 6 no Brasil
A rede Bourbon abrirá seu terceiro hotel no exterior --no Paraguai-- e seis no Brasil entre 2015 e 2016.
As unidades demandarão juntas um aporte de R$ 347 milhões, que será feito em parceria com investidores.
Elas receberão a bandeira Rio Hotel, marca da companhia de médio padrão e flexibilidade tarifária.
"O produto deve ter uma absorção grande em meio a essa projeção de crescimento da classe média para os próximos anos", diz Ronaldo Albertino, diretor da rede.
No Paraguai, a empresa escolheu Ciudad del Este para abrigar o hotel. "Temos uma experiência consolidada no país, com uma unidade em Assunção", diz.
"[O novo empreendimento] irá de encontro com o segmento de turismo de compras e de negócios."
Em agosto, a companhia entrou como sócia do cineasta Francis Ford Coppola em um hotel em Buenos Aires.
No Brasil, serão instaladas três unidades no Paraná, duas no interior de São Paulo e uma em Macaé (RJ).
O grupo também analisa entrar em novas praças, como o Nordeste do Brasil.
"Nosso ritmo é mais lento, porém mais seguro. Preferimos dar um passo de cada vez para não entrar no mercado sem consistência."
DESEMPENHO INGLÊS
A situação econômica é apontada pela população da Inglaterra como a principal questão do país hoje.
Levantamento da Ipsos deste mês mostra que o assunto preocupa 45% dos entrevistados. Desde meados de 2008, o desempenho econômico do país é citado como o grande problema.
Antes, costumava aparecer após violência, sistema de saúde e questões raciais.
A economia foi lembrada principalmente por homens (52%), pessoas das classes A e B (56%) e eleitores do Partido Conservador (55%).
Foram entrevistadas cerca de 970 pessoas.
Tecnologia... As empresas apresentam hoje nível baixo de maturidade em tecnologia móvel, segundo estudo da IBM. Apenas 20% das companhias que participaram da pesquisa foram consideradas líderes em mobilidade.
...na empresa Entre as que adotaram as tecnologias móveis, 42% afirmaram ter melhorado a interação com o cliente e 38% ter aumentado a produtividade dos funcionários. A pesquisa ouviu 361 executivos de sete países.
Fermento A Casa Suíça, fabricante de bolos, abrirá sua sexta loja própria no país, em Osasco (SP).
No ar Começa a operar em novembro a empresa de táxi aéreo Helivale, que fará o trajeto entre o Aerovale --aeroporto privado em fase de construção na região de Caçapava (a 123 km de São Paulo)-- e o Campo de Marte.
Publicidade digital A Turn, multinacional norte-americana de tecnologia em marketing, acaba de abrir uma unidade no Brasil, a 18ª no mundo. A empresa fornece ferramentas com foco em publicidade on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário