quarta-feira, setembro 25, 2013

José Serra, a esfinge - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 25/09

O tucano não abre o jogo sobre sua saída ou não do PSDB para concorrer ao Planalto. Ele diz, quando muito, que estuda o quadro e não tem definição. Mas, no PPS, garantem que houve mudança de disposição. Afirmam que Serra está convencido de que Marina Silva não concorrerá, e que seu voto ficará solto. Dizem que ele avalia que Aécio Neves não empolga a base nem os paulistas. Sobre ficar e lutar, ele teria dito que se sente isolado pela cúpula.

Rasgando a fantasia
Para viabilizar sua candidatura ao Planalto, Eduardo Campos está perdendo o apoio do governador do oitavo colégio eleitoral (CE) do país, Cid Gomes, e do prefeito do terceiro colégio do Rio (Duque de Caxias), Alexandre Cardoso. Cid, que provavelmente irá para o PROS, diz que está sendo "convidado" a deixar o partido. Crítico da candidatura, Cid acredita que somente "se Marina Silva não for (candidata a presidente), Eduardo tem alguma chance" Ele acusa o PSB de ter virado satélite do PSDB em alguns estados e se queixa de ser hostilizado pelos socialistas. Mesmo pulando fora, ele faz uma previsão: "Na reta final, o Eduardo vai decidir não ser candidato".

"A saída do ministro Leônidas Cristino (Portos) é uma questão de honra. É uma demonstração de apoio desprendido ao governo da presidente Dilma"
Cid Gomes
Governador do Ceará, sobre o rompimento do PSB com o governo petista

A vida como ela é
Os partidos do governo e da oposição estão poupando o ministro Manoel Dias (Trabalho), cuja pasta virou foco de escândalos. O PDT virou uma noiva e está sendo salvo porque todos os partidos disputam seu apoio na sucessão de 2014.

Eles não se bicam
Atendendo a apelos pela unidade do candidato e presidente do PSDB, Aécio Neves, o governador Beto Richa e o senador Álvaro Dias definiram, em encontro no fim de semana, que serão candidatos à reeleição. Mas, como os dois tucanos não se toleram, combinaram que as duas campanhas terão agendas separadas pelo Paraná.

A especulação da hora
O boato de ontem no Congresso era o de que José Serra se filiaria ao PSD. O presidente do partido, Gilberto Kassab, diz: "Sou amigo do Serra e sempre falo com ele. Mas não tem essa conversa. Chance zero. Isso só o enfraquece no PSDB"

Colocando os pés no chão
Depois de acompanhar Marina Silva, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) saiu do TSE dizendo que "é um delírio culpar" o governo Dilma pelas dificuldades da Rede. "O problema nos cartórios eleitorais é a política local. São os vereadores e os prefeitos que estão segurando as certificações das assinaturas. Eles não querem adversários"

Credencial
Favoritos para manter o governo de Minas Gerais, os tucanos estão dizendo que "vão enfrentar o adversário mais difícil das últimas três eleições" O PSDB se refere ao candidato petista, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Empurra-empurra
Reuniões de comissões e audiências públicas têm sido canceladas na Câmara por falta de plenários disponíveis. Hoje, funcionam 226 comissões para discutir projetos, travadas por falta de estrutura.

FALA O PRESIDENTE DO PROS, EURÍPEDES JUNIOR: "Estou com os braços abertos para receber o governador Cid Gomes e construir o partido em todo país".

Nenhum comentário: