domingo, julho 28, 2013

De mãos abanando - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 28/07

Os fundos de pensão de trabalhadores das empresas estatais que investiram em ações da MDX e da CCX, de Eike Batista, estão sendo investigados pela Superintendência de Previdência Complementar. O caso mais grave é o do Postalis, dos funcionários dos Correios. O tombo do plano, não apenas com o caso Eike, é de R$ 985 milhões. Os trabalhadores tiveram de voltar a contribuir.

Caça às bruxas
O caso Eike Batista acordou os sindicatos que representam os funcionários dos Correios. Eles dormiam em berço esplêndido até descobrirem que o fundo de pensão Postalis apostou em investimentos duvidosos. Os dirigentes sindicais querem agora "gestão democrática, transparente e competente". Reivindicam "melhor qualificação de diretores e gestores do Postalis" e que estes sejam escolhidos "sem indicações políticas, como tem sido sistematicamente feito". E cobram dos Correios “instalar uma comissão de auditoria paritária para avaliar as causas do prejuízo de R$ 985 milhões e encontrar os responsáveis na atual direção e nas passadas".


“Se nós e o governo Dilma não formos capazes de romper o cerco contra o PT, será real o perigo de definhamento do projeto iniciado pelo presidente Lula"
Rui Falcão
Deputado estadual (SP), candidato à reeleição para a presidência do PT


A moda pegou
O governo do Uruguai comprou no Brasil um sistema de escutas que permite vigiar simultaneamente 800 celulares e 200 telefones fixos, além de fazer o monitoramento de redes sociais, contas de email e blogs.

Lição de vida
Especialistas dizem,que o governador Sérgio Cabral (RJ) é o exemplo vivo de por que os governantes devem residir nos palácios oficiais. Ao decidir morar em sua casa particular, no Leblon, e diante dos protestos destes dias, Cabral colocou a todos os seus vizinhos, e não apenas o chefe do governo, em situação de insegurança.

Volta à realidade
Peemedebistas avaliaram como “muito duro” o índice de rejeição do governador Sérgio Cabral na pesquisa CNI/Ibope. Dizem que a volta à normalidade no Rio vai definir o que sobrou após o vendaval e se ele tem poder de recuperação.

Tucanou
Os petistas andam incomodados com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Acham que ele está se aproximando muito do modo tucano de governar. Haddad acabou de transformar o Teatro Municipal de São Paulo em uma Organização Social, as famosas OS dos governos do PSDB e implantadas nos museus paulistas nas gestões tucanas.

Dor de cabeça
Os governadores, inclusive bem avaliados, receberam um recado na pesquisa Ibope. Os entrevistados deixaram claro que querem pagar menos impostos e que o tributo considerado mais alto é o ICMS, receita dos estados.

Resposta da população
A despeito da polêmica e da reação corporativa, o governo Dilma parece estar ganhando a guerra em torno do programa "Mais Médicos". Na pesquisa Ibope, "melhorar os serviços de saúde", para 58%, é prioridade do governo.

O crescimento de Tasso Jereissati nas pesquisas ao Senado, pode levar o PSB do governador Cid Gomes (CE) a romper com o PMDB

Nenhum comentário: