segunda-feira, janeiro 14, 2013

Vigília permanente - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 14/01


Um ano após o escândalo que derrubou o então presidente do Dnocs Elias Fernandes, afilhado de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o governo mantém 13 processos disciplinares em curso no órgão responsável pelo combate à seca. Duas obras sobre as quais recaíam suspeitas de irregularidades sofreram intervenções do Ministério da Integração: foi rompido o contrato da Barragem de Congonhas (MG) e houve retenção de parcela do pagamento pela Barragem de Figueiredo (CE).

Tête-à-tête Encontro de Eduardo Campos com Dilma Rousseff hoje, às 17h, no Planalto terá dois tempos: num primeiro instante, o governador tratará de parcerias e obras federais em Pernambuco. A pauta política, leia-se espaço do PSB na Esplanada e eleições, ficará para o fim.

Santo... Fábio Ramalho (PV), coordenador da bancada mineira na Câmara, enviou telegrama convidando colegas, em nome de Antonio Anastasia, para audiência no Palácio das Mangabeiras com Henrique Alves, favorito à presidência da Casa.

... de casa Ao saber do encontro, Júlio Delgado (PSB-MG), rival do peemedebista, conversou com o governador de Minas Gerais, que o receberá hoje para reunião.

Cofrinho Os bens do publicitário Duda Mendonça, que estão bloqueados pela Justiça embora ele tenha sido absolvido no mensalão, atingem a cifra de R$ 30 milhões.

Vitrine O Planalto abrirá espaço para ex-prefeitos no encontro de novos administradores municipais, nos dias 29 e 30. João Cozer (PT), de Vitória (ES), José Roberto Silveira (PDT), de Niterói (RJ) e Marta Ramalho (DEM), de Bananeiras (PB), farão exposições sobre programas bem avaliados em suas gestões.

Digestivo Após Geraldo Alckmin criticar publicamente a antecipação da agenda do PSDB para a eleição presidencial de 2014, Sérgio Guerra participou de um jantar reservado com o governador, na semana passada.

É do jogo O presidente tucano saiu do encontro acreditando não haver resistência de Alckmin à movimentação cada vez mais intensa do senador Aécio Neves (MG) pela candidatura ao Planalto.

Reciclagem Gilberto Kassab viaja hoje para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Participará da Semana de Sustentabilidade, cujo tema será energia renovável. O ex-prefeito usará o evento para firmar as parcerias inaugurais do Centro de Estudos de Cidades da USP, que ajuda a implantar com assessores.

Ponto... Apesar das restrições de Fernando Haddad à internação compulsória de dependentes de crack, dois aliados do petista declararam apoio ao procedimento, adotado pelo governo paulista no centro da capital.

... de vista A secretária Luciana Temer (Assistência Social) disse, em entrevista recente, que há casos em que a medida é "medicamente é necessária". O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou, em dezembro, que os consultórios de rua do governo estarão aptos a orientar o recolhimento involuntário.

Vaivém 1 Depois da viagem à China, que inicia hoje, Jaques Wagner (PT-BA) fará minirreforma no primeiro escalão. O governador quer adensar seu núcleo político para a reta final de mandato.

Vaivém 2 O ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence é cotado para para a Secretaria de Relações Institucionais. Coordenadora da campanha de Dilma no Nordeste, a ex-prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho também deverá ocupar uma pasta.

tiroteio
Neschling só dará certo se o PT não enxergar a ópera como algo que só serve ao senso estético da 'minoria burguesa e reacionária'.

DE JOSÉ HENRIQUE REIS LOBO, ex-presidente do PSDB paulistano, sobre o convite de Haddad ao maestro John Neschling para dirigir o Theatro Municipal.

Contraponto


A pergunta que não quer calar


Em campanha pela presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) visitou no início do mês Esperidião Amin (PP-SC) em sua casa. Durante a conversa, Amin quis saber como estava o apoio do governador e presidente do PSB, Eduardo Campos, à candidatura do colega.

-Me diga: o Eduardo vai te ajudar ou te entregar?

Constrangido, Delgado silenciou. O deputado catarinense, então, continuou:

-Ele não te dá voto, mas pode prejudicar.

Reflexivo, o socialista respondeu:

-É, melhor falar com ele...

Nenhum comentário: