sexta-feira, dezembro 28, 2012

Servidores na mira - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 28/12


O Incra fechou acordo com a Polícia Federal para investigar servidores públicos que vendem certificações de imóveis rurais, um dos maiores mercados negros do país e que deixou muita gente rica de forma irregular. A Operação Porto Seguro flagrou pareceres fraudulentos para venda de imóveis públicos, situação parecida com a enfrentada historicamente pelo Incra.

Disputa no PSOL
O PSOL, que teve candidatos a presidente nas duas últimas eleições (Plínio de Arruda Sampaio, em 2010; e Heloísa Helena, em 2006), já discute internamente quem concorrerá em 2014. A ex-deputada Luciana Genro (RS) foi lançada por um grupo de filiados. O senador Randolfe Rodrigues (AP) também cogita a ideia porque tem apoio de quase metade da Executiva Nacional. Luciana é filha do governador Tarso Genro (PT-RS), portanto, legalmente, só pode concorrer a presidente ou vice. Ela contabiliza o apoio de Heloísa Helena, que vai tentar voltar ao Senado em 2014. O deputado Marcelo Freixo (RJ) foi sondado para entrar na disputa, mas não quer.

“Sábia a decisão de votar o Orçamento em fevereiro de 2013. Nada como uma MP para não frear os gastos!” 
Delcídio Amaral Senador (PT-MS)

Este pode, aquele não pode
Com as centenas de presentes, vinhos e cestas de Natal enviadas a ministros e assessores do Planalto, um grupo pesquisou os preços para ver se poderia ficar com os agrados. O Código de Conduta da Presidência limita em R$ 100.

Blitzkrieg
O ex-marido da presidente Dilma, Carlos Araújo, enfrenta focos crescentes de resistência para voltar ao PDT, partido que ajudou a fundar com Leonel Brizola no fim dos anos 70. De uma hora para a outra, filiação no PDT passou a ter critérios. Trabalhistas do Rio Grande do Sul e a direção nacional começaram a cobrar explicações sobre o retorno.

Deferência recusada
A China convidou o Brasil a enviar a Pequim um adido civil de inteligência, deferência feita a poucos países. Itamaraty concordou, mas a ideia parou no Gabinete de Segurança Institucional. A presidente Dilma não foi informada.

Ação dos royalties rodou o mundo
O mandado de segurança que o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) encaminhou ao STF para impedir a derrubada do veto dos royalties foi produzido por grupo voluntário de advogados do Rio, liderado por Luís Roberto Barroso, que mandou o texto de Boston para Brasília. Um advogado de seu escritório, que estava em Berlim, mandou de lá subsídios para a ação.

Distância da confusão
O governo não quer se envolver na distribuição do Fundo de Participação dos Estados, que o Senado deixou de votar e o STF terá de arbitrar. A avaliação no Planalto é que já tem poderes demais metidos no assunto.

Imagina na Copa
O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está criticando a presidente Dilma por deixar para 2013 a concessão e a licitação do Galeão. Com isso, as obras ocorrerão em 2014 e afetarão a operação do aeroporto durante a Copa do Mundo.

E QUEM SEMPRE TEVE MEDO DE RAIOS pode ficar sossegado, porque a presidente Dilma desfez o mito de que são os culpados pela falta de luz. 

Nenhum comentário: