FOLHA DE SP - 01/11
Baixada Santista atraiu maior parte dos investimentos no Estado de SP
A Baixada Santista é a região que mais recebeu investimentos no Estado de São Paulo nos últimos quatro anos, segundo levantamento da Investe São Paulo, agência do governo que atua na atração de recursos.
A área recebeu mais de R$ 4 bilhões, seguida pela região de Sorocaba, para onde foram direcionados cerca de R$ 3,76 bilhões.
São José dos Campos aparece em terceiro lugar, com R$ 3,1 bilhões.
Mais distante, Campinas foi destino de R$ 2,5 bilhões no período.
Ainda que não tenha recebido o maior valor, a cidade atraiu a maior quantidade de projetos. Foram 12 desde 2008, segundo a pesquisa, ante apenas dois na baixada.
"A baixada é só o quinto em quantidade. Lá estão os projetos de setor naval, logístico, com valores mais significativos", afirma Luciano Almeida, diretor-presidente da Investe SP.
A maior parte dos projetos acaba localizada em um raio de 130 km a 200 km da cidade de São Paulo, segundo o executivo, exceto nos casos em que há uma vocação específica dependente de outra localização.
"Percebemos que agora os grandes projetos estão escasseando e as cadeias de produtos estão ganhando força em investimentos", afirma Almeida.
"A proximidade dos consumidores e da cadeia é o que define o equilíbrio de custo dos projetos, daí a distribuição geográfica", diz.
IDIOMA EXCLUSIVO
A rede de idiomas CNA vai lançar uma nova marca para atender a classe alta, a CNA Prime. A primeira unidade do novo segmento deve ser inaugurada no Rio, em dezembro, em Ipanema.
O Rio de Janeiro é considerado um mercado estratégico para a companhia.
"Nossa marca se deu muito bem lá, onde temos a melhor média de alunos por escola", diz Décio Pecin, presidente da empresa.
A rede também traçou um plano agressivo de marketing, no qual serão investidos R$ 20 milhões em 2013 -quase três vezes o valor de 2012.
A empresa também abrirá, até o final de 2012, 64 unidades no país. Elas se somarão às 501 atuais.
Para 2013, estão previstas mais cem unidades.
"O novo foco é expandir a atuação na faixa etária infantil. Para isso, lançamos um curso para crianças de sete e oito anos. Na próxima fase, será para cinco e seis anos."
A concorrente Cultura Inglesa abrirá sua 32ª unidade no próximo ano, no Morumbi, em São Paulo.
Cofres...
Após fechar 20 parcerias com laboratórios públicos e privados, o governo federal pretende poupar quase R$ 1 bilhão por ano. O acordo foi assinado ontem e envolve a fabricação no país de 19 medicamentos e duas vacinas.
...da saúde
As parcerias são estimuladas pela expansão da lista de remédios oferecidos na rede pública. De 2010 para 2011, houve alta de 47%.
Tecido
As vendas do comércio atacadista de tecidos e armarinho subiram 2,2% em outubro, ante setembro, segundo o sindicato da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário