sábado, novembro 03, 2012

Internet gera crise - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 03\11

O marco civil da internet está gerando uma crise dentro do governo. Ministérios da Justiça e das Comunicações têm divergências quanto à regulamentação das exceções à neutralidade da rede. Para tentar solucionar o impasse, a Secretaria de Relações Institucionais entrou na jogada como mediadora. A ideia é votar o relatório do marco civil semana que vem na Câmara.

Dilma quer barrar toma lá dá cá
A reforma ministerial virou assunto proibido no Planalto. A presidente Dilma não quer incentivar conversas sobre esse assunto para não se tornar refém do Congresso nos próximos dois meses. Quatro projetos complexos serão votados na Câmara e no Senado — as duas MPs do setor elétrico, royalties e fator previdenciário —, e Dilma teme que, na falta de apoio, comece a pressão de deputados e senadores sobre ela e o vice Michel Temer pela troca de cargos por votos. Interlocutores do Planalto estão encarregados de avisar aos líderes da base aliada que, neste governo, primeiro se cobra a fatura e só depois se pensa em eventuais agrados.


“A manutenção da cota de emendas parlamentares representa a participação do Congresso no esforço pela responsabilidade fiscal”
Romero Jucá
Senador (PMDB-RR) e relator do Orçamento

Aliança com PSD exclui Suplicy
O prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, articula com a direção do PT concorrer a vice-governador ou ao Senado, numa aliança que excluiria o senador Eduardo Suplicy (SP) da chapa de 2014.

PMDB x PMDB
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deverá
enfrentar um companheiro de partido na eleição pela presidência do Senado. O grupo dos “independentes”, liderado por PSOL e PDT, quer lançar a candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para não deixar Renan vencer por WO. A oposição tem poucos votos, mas quer barulho.


RSVP
A presidente Dilma oferecerá um jantar segunda-feira, no Alvorada, para os homenageados com a medalha Mérito Cultural 2012. Entre os convidados estão Silvio Santos, Marieta Severo, Regina Casé e Aguinaldo Silva.

2014 sem ilusões
O Planalto não tem ilusões sobre alguns partidos que integram a base aliada. Interlocutores da presidente Dilma avaliam que, se o governador Eduardo Campos (PSB-PE) concorrer a presidente em 2014, levará o apoio do PTB e do PDT. Dilma contará com PMDB e PCdoB, enquanto PP, PR e PSD deverão ficar soltos por causa dos acordos regionais.

Os mais pedidos
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai colocar em votação os projetos mais pedidos pelo 0800 da Casa: o fator previdenciário e o fim da contribuição previdenciária aos aposentados do setor público. Ambos sem aval do governo.

Apoio psicológico
Um aluno do programa Ciência Sem Fronteiras morreu há alguns dias durante curso na Alemanha. A presidente Dilma entrou em contato com a família, e o Itamaraty providenciou auxílio psicológico a todos os colegas.
NO DEM, dois deputados disputam a vaga de líder que será deixada por ACM Neto: Ronaldo Caiado (GO) e Pauderney Avelino (AM).

Nenhum comentário: