sábado, novembro 03, 2012

As ruas também são nossas - CACÁ DIEGUES

O GLOBO - 03\11


A lembrança da violência destrutiva dos rapazes bêbados na Cinelândia ficou como um exemplo do barbarismo com o qual precisamos acabar



À exceção daquele cabeção enfiado na Praia de Botafogo, gosto muito dos enfeites artísticos que Marcello Dantas espalhou pela cidade, através do projeto OiR (Outras ideias para o Rio).

O “Radar” montado por Ryoji Ikeda na Praia do Diabo, por exemplo, torna mais luminoso e intrigante nosso prazer de estar numa praia carioca. Assim como as “77 milhões de pinturas”, projetadas por Brian Eno sobre os Arcos da Lapa, são um exercício de misteriosa beleza, resultado do brilho contemporâneo da mente humana aplicado a signo arcaico da cidade.

Me entusiasmei particularmente com o “Labirinto de Vidro”, instalação de Robert Morris na Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal. Trata-se de uma obra de arte e entretenimento, no meio do caminho por onde passam os que trabalham no Centro da cidade. Como o escritório de nossa produtora é por ali mesmo, vez por outra passo em frente ao labirinto e, estando com tempo, admiro-o e usufruo dele mais um pouco.

Outro dia, deparei-me com o labirinto destruído. Duas de suas paredes de vidro haviam sido estilhaçadas, inviabilizando a fruição de seu uso. Um guarda municipal percebeu minha perplexidade e veio informar que, no sábado anterior, um bando de rapazes bêbados havia promovido o apedrejamento da obra, certamente como clímax da farra do fim de semana. Fiquei chocado.

Talvez mais do que a perda da obra de Robert Morris, incomodou-me imaginar aqueles jovens em ação, bando de vândalos a destruir, por puro e perverso prazer, um objeto público que, de certo modo, também pertencia a eles.

Temos uma velha tradição de desrespeito pelo espaço público, um tipo de vandalismo social que nos é relatado pelos cronistas de nossa história, a descrever a imundície de nossas ruas e os costumes pouco civilizados de nossa população urbana. Desde sempre, acostumamo-nos a usar o espaço público como se não tivéssemos nada a ver com ele, como se não fosse nosso. Como se outro alguém que não somos nós fosse o responsável por ele, e que dele trate de cuidar.

Esse comportamento tem a ver com nossa permanente e histórica dependência do estado, com nossa condição de sociedade frágil, condenada à submissão ao estado forte e poderoso. Um estado que, por ter todo direito sobre nós, tem também o dever de cuidar de nós, seja qual for nossa classe social ou nossa posição como cidadãos.

As favelas do Rio de Janeiro sofrem com a falta de saneamento básico e de coleta de lixo, dever do estado para com seus cidadãos. Mas é comum entrarmos nas casas dessas comunidades e encontrá-las limpas, asseadas, perfeitamente arrumadas, enquanto no exterior, no chão do beco ao lado, se acumulam os restos apodrecidos de seu consumo.

Assim como é comum, nas artérias do asfalto, vermos maços de cigarro usados, latas vazias de bebidas, restos de lanches, serem atirados de automóveis caros e sofisticados, a sujar ruas e avenidas, vias públicas imundas que nos levam a lares de limpeza impecável. Como se só a casa fosse nossa, com a rua não temos nada a ver.

Em todas as classes sociais, desrespeitamos sistematicamente as leis que regem o uso do espaço público. Na praia, jogamos altinho entre banhistas e levamos nossos cães para fazer cocô à beira-mar, não importa que tenhamos passado por tantas placas que nos anunciam e explicam a proibição. Se o espaço púbico não é nosso, destruímos sua organização e uso, como os vândalos destruíram o “Labirinto de Vidro”. Não temos nada a ver com essas perdas.

Lei não é opressão, regras são fundamentais para a existência de civilização. Como disse recentemente a juíza Cármem Lúcia, do STF, a política existe para que não haja guerra. E as leis são o resultado da política, das negociações realizadas pela pólis segundo a conveniência da urbe, um arranjo social para que todos tenham os mesmos direitos e deveres, sem primazias ou preferências.

Cresci e vivi grande parte de minha vida sob a Guerra Fria, quando os interesses das duas nações em choque vinham antes das necessidades dos outros povos. O mundo entrou em pânico, entregou-se à paranoia porque, junto com a invenção da energia nuclear que melhoraria nossas vidas, as duas potências inventaram também a bomba atômica que acabaria com todos nós, num ato de vandalismo terminal.

Gosto do conhecimento, de conforto e de viver mais; portanto adoro o progresso. Mas entre o progresso e a civilização, vou ficar sempre com a civilização.

Em tempo. Dias depois de sua destruição, voltei à Cinelândia e vi que o “Labirinto de Vidro” havia sido reconstruído pelas autoridades responsáveis. Tanto melhor. Mas a lembrança da violência destrutiva dos rapazes bêbados ficou comigo, como um exemplo do barbarismo com o qual precisamos acabar.

Nenhum comentário: