sexta-feira, novembro 23, 2012

Inflamável - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 23/11

O Planalto demonstrou a dirigentes do PT preocupação com o potencial explosivo de atos em desagravo aos condenados no mensalão, como o de hoje, em Osasco, comandado por João Paulo Cunha. O governo teme que o evento, para o qual foram convidados José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, seja visto como "afronta ao STF". Assessores próximos de Dilma Rousseff recomendam a petistas que se atenham a discursos de análise eleitoral, sem ataques aos ministros.

Juízo final Aliados advertem que manifestações beligerantes sobre o julgamento podem aumentar a pena do deputado, ainda indefinida.

Climão Durante a posse de Joaquim Barbosa no Supremo, ontem, o orador Luiz Fux agradeceu a Dilma Rousseff "pela vez primeira" sua indicação para a corte. A presidente franziu o semblante. Não esboçou sorriso.

Melhor não Em trecho suprimido de sua fala, Fux escrevera: "O céu não é de brigadeiro, mas o voo é de condor. Caminho sem volta rumo à elevação da auto-estima do povo brasileiro. Senhor presidente: nós também podemos! Yes, we also can!".

Dois pesos Ao cumprimentar Barbosa, Dilma se limitou a um protocolar aperto de mãos. Já o vice Ricardo Lewandowski mereceu um sorriso e dois beijinhos.

Corporativo A OAB entende que qualquer veto à advocacia de filhos de ministros em tribunais superiores, como Barbosa deseja propor ao CNJ, será um "ataque ao livre exercício da atividade" se não estiver sob a forma de lei.

Fica assim O PMDB não pedirá ao relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), a derrubada do indiciamento de Fernando Cavendish. O partido acha que a única janela seria a improvável rejeição total do relatório.

Trânsito Poupado na CPI, Luiz Antônio Pagot, ex-Dnit, foi ontem à Casa Civil. Pediu audiência com a direção da Associação dos Terminais Portuários do Tapajós.

Agenda da Copa Dilma bateu o martelo: irá às reinaugurações dos estádios Castelão, em Fortaleza, dia 16 de dezembro, e Mineirão, em Belo Horizonte, dia 21.

Café... Aécio Neves fez gesto de aproximação com Geraldo Alckmin e convenceu a ala mineira da bancada do PSDB na Câmara a abrir mão da liderança para apoiar Carlos Sampaio (SP).

... com leite O deputado é considerado o mais aecista dos paulistas, o que mostra que, mesmo afagando Alckmin, o pré-candidato tucano à Presidência não abriu mão de manter o controle sobre a bancada peessedebista.

Malha fina Licenciada para assumir o Ministério da Cultura, Marta Suplicy encaminhará ofício hoje à Mesa do Senado informando que pagará o IR sobre 14º e 15º salários. A petista quer evitar que o ônus fique com a Casa.

À flor... Sucessor de Antonio Ferreira Pinto na Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella entrou em choque com o ex-secretário em janeiro. À ocasião, Ferreira Pinto chamou de "oportunista e pirotécnica" ação do Ministério Público contra a operação na cracolândia.

... da pele Então procurador-geral de Justiça, Grella reagiu às críticas cobrando "serenidade, seriedade e trabalho conjunto" no combate ao crime. Agora, comandará a ação policial no centro.

Visitas à Folha Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica/Vivo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ediana Balleroni, diretora executiva de Comunicação Corporativa.

Fabio Arruda Mortara, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, visitou ontem a Folha. Estava com Levi Ceregato, presidente da Abigraf São Paulo, Igor Archipovas, gerente de marketing, e Ricardo Viveiros, assessor de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"O relator se sentiu tão poderoso que se antecipou ao fim do mundo com milhares de páginas que somente servirão à reciclagem."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAÚJO (PE), sobre o alcance do relatório apresentado por Odair Cunha (PT-MG) à CPI do Cachoeira.

contraponto

Mãos vazias

Senadores do bloco PR-PTB-PSC aguardavam na antessala de Dilma Rousseff, anteontem, quando seriam recebidos em audiência. Demitido pela presidente no ano passado, e desde então líder de um movimento de rebeldia ao Planalto no Senado, Alfredo Nascimento (PR-AM) disse aos colegas:

-Fiquem satisfeitos se ela desejar um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Nenhum comentário: