sexta-feira, novembro 23, 2012

Black power no STF I - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 23/11


Vindo de um show em São Paulo, Martinho da Vila, praticamente, não dormiu para ir à posse de Joaquim Barbosa no STF. Mas estava feliz:
— A família negra brasileira passa a ter uma referência. Um exemplo de orgulho. Nem sempre foi assim. Machado de Assis era negro, mas nem por isso foi referência viva para negros.

Black power no STF II
O pessoal do PT, claro, não foi, por causa do relatório do mensalão. Mas dois petistas negros, o senador Paulo Paim e o deputado Edson Santos, fizeram questão de ir, além da ministra Luiza Bairros, da Igualdade Racial.

Black power no STF III
Mas, no discurso, Joaquim não fez qualquer referência à cor de sua pele.
Na verdade, o ministro prefere levar a questão com naturalidade. 

Black power no STF IV
Talvez pela presença de Dilma, o mensalão não foi citado na cerimônia — salvo, rapidamente, no discurso do presidente da OAB, Ophir Cavalcante.
O ministro Luiz Fux relacionou uns cinco casos em que Joaquim atuou no STF. Mas... omitiu o do mensalão.

Black power no STF V
Quem também esteve na posse foi a figura folclórica de Pai Uzeda.
O babalorixá disse que estava ali para “um trabalho espiritual para salvar Joaquim do mau olhado dos outros”. Bem que precisa.

No mais
O Brasil melhorou. O STF de Ayres Britto (aliás, um dos mais aplaudidos ontem) e de Joaquim (com apoio da maioria dos ministros, claro) tende a cumprir seu ideal: ser um dos três poderes da República sem rabo preso com o Executivo e o Legislativo, como nas democracias mais admiráveis.

‘O adorador’José Henrique Fonseca, o diretor de “Heleno”, vai filmar em 2013 “O adorador”, livro do irmão Zeca Fonseca.
Marcelo Serrado viverá o protagonista Lemok, que oferece seus serviços sexuais pelo Facebook a mulheres infelizes no casamento e vira um sucesso.

‘Heleno’ nos EUA...
Aliás, “Heleno” estreia nos EUA dia 7 de dezembro em cinemas de Nova York, Miami, Los Angeles e Washington.
José Henrique estará lá com o protagonista Rodrigo Santoro.

Olinda, o filme
Vem aí um documentário sobre Olinda Miranda, irmã mais velha de Carmen Miranda e sua grande incentivadora, segundo o biógrafo Ruy Castro.
Olinda morreu aos 23 anos, de tuberculose, após desgosto amoroso. A produção será de Ana Paula Nogueira.

Dicionário de craques
A Maquinária Editora vai publicar, em 2013, em três volumes de 600 páginas cada, “Ídolos — Dicionário dos craques do futebol brasileiro”, com cerca de 2 mil verbetes, do coleguinha André Felipe de Lima.

Obras de arte
Começa terça, no condomínio Novo Leblon, na Barra, no Rio, o leilão do espólio de Helena Ribas, que foi dona do Leite de Rosas.
Além de móveis, tapetes, cristais, há pinturas de Aluísio Carvão, Dionísio Del Santo, Gerchman, Gonçalo Ivo e esculturas de Bruno Giorgi, entre outros. O leiloeiro é Horácio Ernani.

Rio socorre São Paulo
Veja as voltas que o mundo dá. A ONG Rio de Paz vai fazer, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, dia 28, um protesto contra a onda de assassinatos em... São Paulo.
Fincará uma cruz preta de 3m de altura e montará uma “parede” com 960 tijolos. É a média de homicídios a cada semana no Brasil.

Depois de Jesus
Madonna selecionou um dançarino brasileiro para sua turnê, que vai passar pelo Brasil.
É o paranaense Fabiano Lopes, o Neguin.

Gato moderno
Acredite. A Light encontrou ontem um “gato” que era acionado por controle remoto no restaurante Galeto Maneiro, em Jacarepaguá, no Rio.
Foi o primeiro do tipo descoberto pela empresa.

Ladrão de vips
Segunda, no show do DJ francês David Guetta, no Riocentro, com ingressos entre R$ 250 e R$ 350, ladrões fizeram a festa.
Muita gente foi furtada. Houve até fila depois na 16ª DP para registrar queixa. Uma vip ficou sem cartão, carteira de motorista, celular e até... um blush.

O leão é gata
O violento líder de uma quadrilha do Rio, em escuta autorizada da Delegacia de Homicídios, foi flagrado de namorico com um... travesti.
Nada contra, que sejam felizes.

Nenhum comentário: