sexta-feira, novembro 23, 2012

Correndo atrás - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 23/11

O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), passou o dia de ontem tentando negociar a aprovação de seu relatório. Nas conversas, ofereceu a retirada do trecho sobre o PGR Roberto Gurgel. E ouviu que era preciso também excluir o indiciamento do jornalista Policarpo Junior. Ambos foram incluídos por imposição da direção e dos líderes do PT. O impasse está criado.

Foi uma provocação do relator?
O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), sabe que não tem votos para indiciar o diretor de “Veja” em Brasília, Policarpo Júnior. Mesmo assim, optou por atender o apetite petista. Ontem, membros da CPI lembraram que Fernando Collor (PTB-AL) propôs a convocação de Policarpo, mas que os demais integrantes da Comissão começaram a se manifestar contra. Nessa altura, o relator interrompeu a votação dizendo que tinha entendido o recado. Agora, ao incluir Policarpo, ignorando aquela votação, o relator dá um golpe na maioria da comissão. O solitário elogio ao relator feito pelo ex-ministro José Dirceu (em seu blog) é esclarecedor.

“O Congresso promove uma CPI com um relatório de mentirinha, perdendo a oportunidade de apanhar um corruptor (Fernando Cavendish), o que seria inédito” Pedro Simon Senador (PMDB-RS)

Gabriel: ele tem a força
Na entrevista que concedeu ontem para Regina Casé, e que vai ao ar no programa “Esquenta” em 9 de dezembro, a presidente Dilma fez uma confidência surpreendente: “A pessoa que manda em mim é o neto Gabriel”. Ele tem 2 anos.

Partido do Paulinho
Vários deputados foram procurados para integrar partido que estaria sendo criado pelo presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP). Paulinho nega e diz que essas especulações ocorrem porque os sindicatos filiados à Força têm ajudado a criar novos partidos, como o PSD de Gilberto Kassab. “Deve ser por isso”, diz ele.

Nova oportunidade
A presidente Dilma vai receber o senador Blairo Maggi (PR-MT) nos próximos dias. Ele já recusou a pasta dos Transportes, porque suas empresas recebem verbas do Fundo da Marinha Mercante. O Fundo agora está na Secretaria dos Portos.

Nesta CPI não há inocentes
O relator Odair Cunha (PT-MG) é o maior, mas não o único pizzaiolo da CPI do Cachoeira. Durante seu funcionamento, o PSDB ajudou o PMDB, e os petistas, a impedir uma investigação profunda da Delta e de suas relações com o governador Sérgio Cabral e os governos estaduais administrados por tucanos, peemedebistas e petistas, com contratos com a empreiteira.

Congestionamento
O Ministério do Esporte está tenso com a manifestação do governador Sérgio Cabral sobre os royalties na segunda-feira. Teme que a Fifa e a imprensa internacional tenham problemas para se deslocar à vistoria das obras do Maracanã.

Costura interna
O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), acertou com cinco candidatos a sua sucessão — Danilo Fortes (CE), Marcelo Castro (PI), Eduardo Cunha (RJ), Osmar Terra (RS) e Manoel Junior (PB) — que a eleição do novo líder será em 30 de janeiro.

O EX-MINISTRO Alfredo Nascimento (AM) e o suplente Antonio Carlos (SP) disputam para substituir Blairo Maggi (MT) como líder do PR no Senado.

Nenhum comentário: