quarta-feira, outubro 31, 2012

Caravana socialista - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 31\10


Eduardo Campos será a estrela de um encontro nacional de prefeitos que o PSB fará em Brasília no fim de novembro. Na ocasião, a direção vai falar aos eleitos sobre a necessidade de criar "marcas de gestão que ajudem a dar uma cara nacional ao partido", diz o governador Renato Casagrande (ES). Paralelamente ao esforço de consolidação de imagem, Campos reafirmará a Dilma Rousseff e Lula o apoio ao governo, mas sem fechar nenhum compromisso de aliança para 2014.

Pai... O governador de Pernambuco reparou que Guido Mantega (Fazenda) encampou como sendo do governo a ideia de parcelar o DPVAT, seguro obrigatório de carros e motos, proposta que advoga desde 2010, ainda na gestão de Lula.

... da matéria Campos já tratou do assunto em carta a Dilma e em audiência com o próprio ministro. A argumentação é que, ao dividir a cobrança, o governo ajuda Estados a arrecadar mais com IPVA, pois muitos contribuintes deixam de licenciar o carro porque não podem pagar a parcela única do seguro.

Mediador Lula deverá comparecer ao encontro programado para a próxima terça-feira entre dirigentes do PT e PMDB, no Palácio da Alvorada. O evento foi convocado por Dilma para rediscutir a relação com as duas siglas.

Tô dentro A interlocutores, Gabriel Chalita mostra disposição de abrir mão de candidatura majoritária em 2014 para assumir um ministério. O destino mais provável do peemedebista é a pasta da Ciência e Tecnologia, hoje ocupada por Marco Antonio Raupp, de perfil técnico.

Timing Integrantes do governo defendem que as mudanças na Esplanada ocorram antes da eleição das Mesas no Congresso. Querem evitar que o PMDB, favorito para comandar Senado e Câmara, ganhe força para pleitear pasta mais robusta.

Alma lavada Absolvidos pelos STF no mensalão, os ex-deputados Professor Luizinho (SP) e Paulo Rocha (PR) foram festejados ontem durante comemoração do PT na Câmara. Ao presidente nacional petista Rui Falcão, Luizinho brincou: "Agora na foto vão dizer que é o presidente do PT com o ex-mensaleiro".

Outros 500 Aliados de Fernando Haddad enxergam uma diferença entre a transição atual e a dos governos Celso Pitta-Marta Suplicy. Na época, ante o desgaste do ex-prefeito, foi fácil substituir cargos de confiança. Agora, com a aproximação entre Gilberto Kassab e o PT, articuladores admitem que será necessário manter muita gente.

Sexo forte Quem atuou no QG de Haddad tem certeza de que a primeira-dama, Ana Estela, terá papel ativo nas áreas de saúde e social.

Mesa para dois Um dia depois do discurso em que admitiu a derrota, um abatido José Serra jantou na noite de anteontem com seu filho Luciano no restaurante Arturito, em Pinheiros. Não foi incomodado pelos clientes e saiu por volta da meia-noite.

Correio elegante Em telefonemas e e-mails, Serra repreende tucanos que abraçaram o discurso da renovação do partido. Para ele, ao adotar essa retórica, o PSDB "se curva à estratégia do PT".

Na pele Em seu Twitter, Soninha Francine (PPS) prometeu tatuar Lula "com boné do Corinthians" caso Haddad inicie 10% das obras do Arco do Futuro em quatro anos.

Fla-Flu Apesar da simbólica derrota na capital, o PSDB-SP celebra o placar do confronto direto com o PT: o partido tomou 16 cidades administradas pelos rivais, somando 855 mil eleitores. Petistas assumirão 13 prefeituras mantidas por tucanos.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Kassab cumpre bem o papel de quinta coluna e cupim dos tucanos. Menos de 24 horas depois da eleição, aderiu a quem já servia."

DO SECRETÁRIO PAULISTA DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL (PSDB), sobre a aproximação do prefeito paulistano com o PT logo após o segundo turno.

contraponto

Doce vingança

Durante visita ao Senado para tratar de projetos da sua pasta, a ministra Marta Suplicy (Cultura) esbarrou nos ex-colegas da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Antes de ir para a Esplanada, Marta foi vice-presidente do Senado e comandou sessões na ausência de José Sarney (PMDB-AP). Comandando a mesa, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) lembrou uma característica da petista ao afirmar que, durante várias ocasiões, teve sua fala interrompida por ela após estourar o tempo regimental.

-Agora pode ser minha chance de dar o troco!- disse, arrancando gargalhadas dos senadores.

Nenhum comentário: