quinta-feira, junho 07, 2012

Tucanos do bico vermelho - ANTONIO DE SOUSA RAMALHO


FOLHA DE SP - 07/06

O PSDB se reaproxima dos sindicalistas. Em dez anos, a central sindical que já foi única virou centro de defesa dos interesses do governo

Recentemente lançado, o núcleo sindical do PSDB tem atraído a atenção da mídia, da sociedade e de sindicalistas de outras agremiações e todas as centrais sindicais.

São os "tucanos do bico vermelho", que enxergaram na reaproximação do PSDB com sindicalistas uma volta às origens do partido e da própria socialdemocracia, que tem como um dos alicerces o movimento sindical.

O PSDB quer ser para os sindicalistas um espaço aberto e democrático para que suas propostas sejam discutidas e depois defendidas nos parlamentos. O PSDB quer sindicalistas no partido, mas sem influenciar a atividade sindical. E, principalmente, sem aparelhar sindicatos ou centrais, como temos visto nos últimos dez anos, quando a central sindical que já foi única se transformou em centro de defesa dos interesses do governo.

E se o assunto for defesa do trabalhador, principalmente o mais humilde, é impossível defender esse governo como faz sistematicamente a central sindical que o apoia.

O PSDB arrumou a casa durante o governo FHC. E teve em Ruth Cardoso a inspiração para criar os programas sociais que, maquiados e renomeados, são a única bandeira deste governo a favor dos pobres. O Fome Zero, este sim de concepção petista, não matou a fome de ninguém. O núcleo sindical do PSDB não vai aplaudir tanta mentira.

E, por falar em aplausos, a claque sindical do governo aplaudiu todas as medidas afoitas e superficiais adotadas neste ano.

Relembrando: o pacotão de desoneração da folha de pagamento, que só beneficia alguns setores da indústria e ainda coloca em risco a previdência social; a redução do IPI, que faz a indústria automobilística sorrir, mas não faz nem cócegas na desindustrialização; e as mudanças nas regras da poupança, que mais uma vez não defendem os mais pobres.

Seria simples incluir um teto mínimo para que as novas regras fossem aplicadas. Por exemplo, contas abertas há mais de 20 anos e com saldo inferior a R$ 20 mil reais estariam isentas de mudanças e renderiam normalmente.

O BNDES continua financiando só grandes conglomerados e não olha para o pequeno e médio empreendedor, que dá emprego para 76% dos brasileiros -a central sindical do PT reclama baixinho. A presidente Dilma deixa a MP 556 caducar, impedindo que o trabalhador que receba até 12 mil por ano fique isento do IR -do lado de lá, silêncio.

Os sindicalistas do PSDB são contra o fim da contribuição sindical e já deixaram isso claro. Temos posições definidas sobre tudo o que possa ser feito para defender e ampliar os direitos dos trabalhadores.

O PSDB apostou na criação do seu núcleo sindical por acreditar que é necessário que os sindicalistas participem da vida partidária sem deixar de lado suas reivindicações. O que os tucanos do bico vermelho querem é que o Brasil volte ao rumo certo com ética, responsabilidade e muito trabalho.

Nossas posições são claras, sem meias verdade. Somos sindicalistas e não nos calaremos perante chantagens e malfeitos. Vamos fazer com que o núcleo sindical seja a voz do trabalhador dentro do partido e das aspirações sindicais, bandeiras do PSDB. Mas do jeito certo, com ética, sem colocar os estandartes do partido dentro de nenhum sindicato ou central sindical.

Nenhum comentário: