quinta-feira, junho 07, 2012

Faca no pescoço - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 07/06

A decisão do Supremo Tribunal Federal de marcar o início do julgamento do mensalão para 1º de agosto foi acertada previamente entre o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, e o relator do processo, Joaquim Barbosa, que conversaram com outros ministros antes.

Sem a presença do revisor Ricardo Lewandowski na sessão administrativa de ontem, o decano Celso de Mello foi incumbido de apresentar a proposta para lhe conferir peso -e ela foi aceita por unanimidade. A estratégia da trinca, avaliam integrantes do STF, emparedou o revisor, que ainda não entregou o seu relatório para análise. "Foi goela abaixo'', afirma um deles.

Efeméride A decisão do STF saiu exatamente sete anos depois da primeira entrevista de Roberto Jefferson à Folha sobre o mensalão.

Troca da guarda
 Com a definição, Cezar Peluso e Ayres Britto, que deixarão a corte, participarão do julgamento. "Já imaginaram a pressão em cima dos novos indicados durante sabatina?'', questiona um ministro.

Chapa pura Único réu do mensalão candidato a prefeito, João Paulo Cunha deverá ter como vice em Osasco o petista Jorge Lapas, que se desincompatibilizou ontem a Secretaria de Governo local.

Regra 3 Depois de negociar com o PSD de Gilberto Kassab, o PT optou pela chapa puro-sangue. A articulação é vista no partido como um "plano B" caso o deputado seja condenado no STF.

Menos um Um dos nomes cotados pelo PSB para vice de Fernando Haddad, César Callegari preferiu ficar na Secretaria de Educação Básica do MEC. Petistas ainda não desistiram de convencer Luiza Erundina a compor a chapa. O PC do B deve sugerir Leci Brandão para o posto.

ONU Coordenador da campanha de José Serra, Edson Aparecido deixou ontem a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano para se dedicar à eleição. Sua primeira tarefa é abrir terreno para a coligação proporcional desejada por PR, PP, DEM e PSD.

Mina terrestre A pedido do pré-candidato a vereador Mario Covas Neto, o Zuzinha, o PSDB estadual votará regra vetando essa aliança, em especial com a sigla de Kassab.

Tucanês Ao lado de Lula, o ex-tucano Eduardo Paes (PMDB-RJ) recorreu ontem a uma expressão celebrizada por seu amigo José Serra ao enfatizar que pretende tirar do papel projetos engavetados há décadas: "O Rio sempre foi lugar de tró-ló-ló".

Dois pesos... Contrariados com a pauta do comando da CPI do Cachoeira, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) vão entrar com mandado de segurança no STF na terça-feira para que o relator Odair Cunha (PT-MG) coloque em votação requerimentos da dupla.

... e duas medidas Segundo Randolfe, o relator passou na frente pedidos de petistas para ouvir testemunhas contra o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) ao invés de votar a quebra de sigilo das 28 empresas que receberam recursos de laranja da Delta, protocolada antes.

Onde pega O senador do PSOL afirma que foi avisado por assessores da CPI de que a quebra de sigilos destas empresas chegaria no governador do Rio, Sérgio Cabral.

É o bicho O esquema de Carlinhos Cachoeira arrecadou com a exploração de jogo ilegal R$ 11 milhões, com lucro de R$ 3 milhões em 2011, segundo dados do Coaf.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O agendamento cria uma pressão eleitoral. Agora, com o cronograma definido, Lula vai ter mesmo que dar a mão para Haddad e ir para as ruas o quanto antes."

DO PRESIDENTE DO PTB, ROBERTO JEFFERSON (RJ), delator do mensalão, sobre o impacto na eleição paulistana do julgamento do processo no Supremo Tribunal Federal, marcado para ter início em 1º de agosto.

contraponto

Portas em automático


O ex-deputado federal Sigmaringa Seixas (PT) foi avisado com antecedência pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, sobre o encontro com ex-presidente Lula, no escritório de Nelson Jobim. Diante da polêmica envolvendo o caso, Seixas, que é amigo de Lula, Jobim e Mendes, quis um conselho do seu amigo e ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre como agir em meio ao tiroteio.

-Qual a minha saída? Eu não tenho saída!

Cardozo brincou:

-Claro que tem! Sua saída é o aeroporto de Guarulhos!

Nenhum comentário: