quinta-feira, junho 07, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“É bobagem, tudo isso”
Senadora Marta Suplicy (SP), negando que pretende sair do PT

CALOTE PODE AFASTAR THOMAZ BASTOS DE CACHOEIRA

Amigos afirmam que estão tensas as relações entre Carlos Cachoeira e seu advogado Márcio Thomaz Bastos. É que o ex-ministro da Justiça do governo Lula somente teria recebido, até agora, um terço dos R$ 15 milhões acertados inicialmente para atuar na causa. O pagamento seria de responsabilidade de um amigo do bicheiro e, como ele, empresário do setor farmacêutico.

SAIA JUSTA

O ex-presidente Lula teria ficado irritado por não poder contar com Thomaz Bastos no episódio com o ministro Gilmar Mendes, do STF.

SEM INTERLOCUTOR

Thomaz Bastos também soube da irritação do amigo Lula, para quem o advogado já não pode ser seu interlocutor no julgamento do mensalão.

À BEIRA DE ATAQUE

O líder do PDT, André Figueiredo (CE), cobra promessa de Dilma de se reunir com as bancadas: “As relações estão se atritando”, avisa.

FERIADÃO

Foi grande o congestionamento ontem na saída dos dólares do Brasil: US$ 37,7 bilhões, rumo à crise de 2008, aquela da “marolinha”.

HISTÓRICO DE BRIGA

A suposta ingerência para tentar adiar o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal não foi a primeira rixa de Lula com a Justiça: num discurso em Vitória (ES), no início do primeiro mandato, defendeu controle externo e a abertura da “caixa-preta” do Judiciário, insinuando ligação de juízes com o crime organizado, para favorecer “os ricos”. Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes determinou que Lula se explicasse em 48h, após interpelação de juízes e desembargadores do Paraná.

BAFAFÁ

A Advocacia-Geral da União alegou que Lula tinha “o direito de expressão”, mas o bafafá no Congresso e Judiciário foi grande.

PALANQUEIRO

A polêmica gerou a célebre carta do juiz Ruy Coppola, do Tribunal de Alçada paulista, lembrando que Lula “não estava mais em palanque”.

DESINTERESSE

No DF, só a deputada Celina Leão (PSD) foi ontem à sessão de abertura da CPI da Arapongagem. É a única integrante da oposição.

CAPA OU NÃO?

Já tem gente amolando facas no MS. O governador André Puccinelli (PMDB) prometeu: “corto meu saco se ele (Zeca do PT) conquistar 30 mil votos” para vereador, em Campo Grande.

TONINHO SE DESPEDE

Após mais de trinta anos de casa, o jornalista Toninho Drummond vai deixar a direção da Rede Globo em Brasília. Será substituído por Luiz Marcelo, hoje na Globo em Nova York. Muito querido e admirado, Toninho agora quer apenas curtir a família.

NO BATENTE

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi um dos poucos parlamentares a trabalhar ontem, véspera de feriado. Ele estava na ativa apesar do esvaziamento típico do Congresso em ocasiões assim.

HORA CERTA

O deputado Alessandro Molón (PT-RJ), defende depoimento do ex-diretor da Delta, Fernando Cavendish, mas “na hora certa”: “Tem de reunir informações antes, para não ser igual ao do Cachoeira”.

VITÓRIA BRASILEIRA

O advogado Roberto Caldas foi eleito juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Derrotou o mexicano Eduardo MacGregor por 19x18 votos na assembleia geral da OEA, em Cochabamba, na Bolívia.

ME ERRE

Em meio à gritaria dos operários na obra no Estádio Nacional Mané Garrincha, ontem, alguém perguntou ao governador Agnelo Queiroz: “O senhor acha que é empolgação ou vaia?”. Ele deu um drible: “Não tenho nada a ver com isso, [a gritaria] é para o Romário...”.

SENTIMENTAL EU SOU

Presidente interina da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) chorou, ontem, ao receber um pescador artesanal de 80 anos que cantou uma música, de sua autoria, sobre a aflição da categoria.

MAIS DO MÍNIMO

Eram 395 assinaturas às 15h30 de quarta-feira na petição on-line em avaaz.org, pedindo votação dos projetos de lei reajustando os salários dos aposentados com mais de um mínimo. A Ficha Limpa teve cem mil.

PERGUNTA NO PALANQUE

Se Fernando Haddad perder a eleição em São Paulo, Lula, o número 1 do PT, vai pedir para sair? 

PODER SEM PUDOR

UM JOGO QUE SE DISPUTA

Uma disputa de futebol no Maracanã, entre as seleções do Rio e de São Paulo, homenageou a visita da rainha Elizabeth II, em 1968. Os paulistas venceram por 2x1 o “jogo da rainha”, mas nem o gol de honra do craque Gerson fez a torcida carioca perdoar a atuação do juiz Amando Marques, francamente favorável aos visitantes. E o Maracanã lotado passou a gritar a plenos pulmões, sem parar, o palavrão representado pelas iniciais “f.d.p.”. Gritaram tanto o xingamento que, na tribuna de honra, sem entender nada, a rainha da Inglaterra perguntou ao governador Negrão de Lima, a seu lado, o que afinal a torcida exclamava. O elegante governador achou melhor mentir:

– A torcida grita “feliz disputa”, majestade, para desejar um bom jogo...

Nenhum comentário: