quinta-feira, junho 07, 2012

Fala o ministro Fux - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/06

Sereno diante da fala do ministro Gilmar Mendes (STF) sobre o julgamento do mensalão, o ministro Luiz Fux (STF) diz: “Eu nunca fui extorquido (sic) por ninguém do PT. Eu nunca fui procurado por ninguém do PT para tratar de mensalão”. Sobre o relatório dos petistas, que cita grampo em que o senador Demóstenes Torres faz comentário, para o contraventor Carlos Cachoeira, sobre a nomeação de Fux para o STF, o ministro afirma: “Ele é insignificante, o senador não tem credibilidade”.

A Petrobras e a crise internacional
O Conselho de Administração da Petrobras deve se reunir na quarta-feira no Rio. Em debate, a reformulação do Plano de Negócios 2011-2015 da empresa. Em julho do ano passado, a estatal anunciou investimentos de R$ 389 bilhões em 688 projetos. Mas com o agravamento da crise internacional, que leva à redução dos créditos disponíveis e dos mercados mundiais, a Petrobras estuda fazer um corte no seu plano de investimentos em torno de R$ 50 bilhões. Segundo autoridades petistas, essa mudança é natural na cultura da empresa, que costuma se planejar de acordo com a realidade, que aponta para um novo cenário.

Ninguém tem direito adquirido sobre processo de votação. Não se trata de pena, mas de rito” — Pedro Taques, senador (PDT-MT), dizendo que aprovada a PEC do Voto Aberto vale para o processo de Demóstenes Torres.

Resistência
O prefeito de Recife, João da Costa, não vai deixar o PT, a despeito da direção nacional ter cassado seu direito à reeleição. A expectativa de seus aliados é a de que ele dispute a convenção municipal, foro legal que decide candidaturas.

Bate pronto
Em debate sobre cotas ontem, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) lembrou que estudou em escola pública e passou na UnB. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) reagiu: “Não dá para comparar. O senhor era filho de governador”.

Marconi desautoriza senador tucano
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foi procurado ontem pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). O tucano disse a Randolfe que o governador Marconi Perillo (GO) queria conversar com ele antes de seu depoimento na CPI. Randolfe concordou, mas desde que outros integrantes da comissão também fossem convidados. Miranda disse que assim não tinha conversa. Perillo desautorizou a gestão do tucano, dizendo: “Não pedi conversa reservada com ninguém.”

Na torcida

O ambiente no PMDB é de euforia com o julgamento do mensalão em agosto. Avaliam que isso pode impedir que a candidatura de Fernando Haddad (PT) decole em São Paulo. E que Gabriel Chalita (PMDB) está em posição estratégica.

Tenho a força
Os ruralistas consideram pueril o protesto do PV sobre quem é maioria dos integrantes na Comissão da MP do Código Florestal. Ironizam, dizendo que o PV tem apenas 14 deputados e que os ruralistas são dezenas no Congresso.

A PRESIDENTE Dilma avalia anunciar novos leilões de aeroportos no dia 12, quando assina contratos com os três aeroportos concedidos à iniciativa privada.

VIDA DURA
. Os petistas chegaram à conclusão de que não têm maioria na CPI do Cachoeira. Para aprovar qualquer requerimento precisam negociar o apoio com outros partidos da base governista.

O STF
 oficializou que o julgamento do mensalão terá início em primeiro de agosto. Esta coluna, após consulta aos ministros do STF, informou em 18 de maio que esse era o cronograma. Na época, o PT pressionava para antecipar.

Nenhum comentário: