segunda-feira, março 26, 2012

Salve geral - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 26/03/12

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos assumiu a defesa do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo sob acusação de liderar organização que explorava caça-níqueis em Goiás. O criminalista montou equipe para estudar o processo e protocolou memorial em habeas corpus a ser apreciado hoje no Tribunal Regional Federal.

A entrada de Bastos no caso ocorre no momento em que crescia em Brasília o temor de que Cachoeira, pivô do escândalo Waldomiro Diniz, o primeiro do governo Lula, revelasse extensa lista de contatos com políticos, inclusive petistas, documentados em áudio.

Linha direta Por ora, as investigações da PF demonstraram conexões mais próximas de Cachoeira com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), de quem é amigo. Foram gravados 300 telefonemas entre os dois.

Solidariedade Na sessão do Senado em que foi organizado desagravo coletivo a Torres, quatro colegas do PT fizeram apartes solidários. À ocasião, houve 44 intervenções de apoio ao "demo".

Solução caseira Márcia Pelegrini é a favorita para assumir o segundo posto na hierarquia do Ministério da Justiça. Próxima de José Eduardo Cardozo, ela deverá substituir Luiz Paulo Barreto, que deixou a secretaria-executiva para ocupar cargo no governo Agnelo Queiroz (DF).

Ponte aérea Na reunião que terá com o colega indiano Shri Sultan Ahmed, o ministro Gastão Vieira (Turismo) tratará da ampliação dos voos entre os dois países. Hoje, todas as linhas Brasil-Índia têm escalas na Europa. Por recomendação de Dilma Rousseff, Vieira proporá uma cúpula de turismo dos Brics.

Muita calma... Governadores dos Estados atingidos pela resolução 72, que unifica a alíquota de ICMS para importações, estranharam a decisão do presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), de colocar a medida em pauta na comissão na quarta-feira.

...nessa hora Isso porque o Ministério da Fazenda aceitou reavaliar o texto. Raimundo Colombo (PSD) leva amanhã ao secretário-executivo Nelson Barbosa a proposta de Santa Catarina, um dos 14 Estados atingidos.

Intramuros Os 52% obtidos por José Serra nas prévias do PSDB decepcionaram o núcleo político de Geraldo Alckmin. No Bandeirantes, trabalhava-se com estimativa de 60% a 65% dos votos, sobretudo depois da declaração de voto do governador.

Extramuros Após a apertada vitória, Serra quer abafar questionamentos sobre seu respaldo entre os tucanos com ampla agenda de apoios institucionais. A ideia é anunciar rapidamente acordos com PSD, PP e PV.

Hierarquia Chamado a acompanhar a apuração ao lado dos pré-candidatos, ontem, o presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias, que havia dito na véspera que Serra pediu "pelo amor de Deus" aos filiados para vencer, recusou: "Sou do baixo clero".

Timing A primeira pesquisa eleitoral em Vitória (ES) deve sair em 10 de abril. Só depois o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) definirá se será candidato. Caso não aceite, o grupo do governador Renato Casagrande (PSB) pode lançar o deputado Lello Coimbra (PMDB).

Intruso Em atrito com o Planalto por conta das pendências de royalties de petróleo e do ICMS sobre importações, a dupla Casagrande e Hartung não descarta nem mesmo apoiar o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"É, no mínimo, curioso: para atingir as bases de trabalhadores do país, a CUT resolveu publicar anúncio contra a contribuição sindical até no 'Le Monde Diplomatique'."

DO SECRETÁRIO-GERAL DA FORÇA SINDICAL, JOÃO CARLOS GONÇALVES, sobre a campanha publicitária recém-deflagrada pela central rival incluir encarte especial na versão brasileira da publicação com sede na França.

contraponto

Lambe-lambe

Crítico da candidatura de Fernando Haddad, o líder do PSDB na Câmara paulistana, Floriano Pesaro, esbarrou no pré-candidato do PT ao entrar, semana passada, no estúdio de emissora de rádio. Sem jeito, retribuiu com um sorriso o aperto de mão do ex-ministro, que disse:

-Não misturo as relações pessoais com as políticas.

O tucano perguntou, então, a um assessor do petista se poderia fazer registro fotográfico do inusitado encontro. Ante a resposta negativa, Haddad interveio:

-Quem decide é o candidato. Façamos a foto! 

Nenhum comentário: