segunda-feira, março 26, 2012

História em crise - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 26/03/12

O professor Luciano Figueiredo, que foi demitido do cargo de editor da “Revista de História da Biblioteca Nacional”, recebeu o apoio unânime do Conselho Editorial da publicação, que reúne alguns dos maiores historiadores do país, como Alberto da Costa e Silva, Lilia Schwarcz e José Murilo de Carvalho. — O risco é que a revista se perca ou se descaracterize. Foram anos de esforços para fazer dela a melhor revista de divulgação de história da América Latina e que faz boa figura entre publicações europeias — diz Zé Murilo.

Segue...

Luciano foi demitido por Jean- Louis de Lacerda Soares, que vem a ser presidente da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional, que edita a revista.

Viva a vida!

Reynaldo Gianecchini, o ator que fez um autotransplante de medula óssea, está passeando com sua mãe, Heloísa Helena. Estão na pousada Maravilha, em Fernando de Noronha.

A volta de Zélia

Zélia Cardoso, a ex-ministra da Fazenda e mentora intelectual do natimorto Plano Collor, ontem, almoçava na churrascaria Oásis, em São Conrado, com os filhos que teve da união com o grande mestre Chico Anysio, Vitória e Rodrigo. Ela foi parada algumas vezes para receber os pêsames.

BBB

Thiaguinho, ex-Exaltasamba, vai fazer o show da final do Big Brother Brasil.

Meu xará
No meio do show, com a plateia gritando em coro seu nome, Chico Buarque sexta passada, no HSBC, em São Paulo, pediu licença para dividir os aplausos dirigidos a ele com “meu amigo e xará Chico Anysio”. Os dois merecem!

ALPINISTAS ESCALARAM 
o centenário Castelo da Fiocruz, conhecido por Pavilhão Mourisco, sexta passada, para fazer o serviço de manutenção na iluminação das torres. Nas próximas semanas, veja que legal, será iniciada a restauração das duas torres. O objetivo é recuperar alguns de seus principais elementos, que sofreram desgaste ao longo do tempo. Em estilo neoclássico, o belo castelo, que começou a ser construído em 1904, é tombado pelo Iphan desde 1980.

Passado condena

É dura a vida de Bento XVI nesta visita ao México e a Cuba. E não é só porque tem que pisar em ovos em solo cubano. Ontem, em plena visita do Papa, foi lançado no México o livro “La voluntad de no saber”, de Alberto Athie, José Barba e Fernando Gonzalez. O tema são os abusos sexuais do falecido padre mexicano Marcial Maciel.

E o que é pior...

O Papa Bento XVI não sai bem na fita. As primeiras denúncias foram feitas em 1998 na Congregação para a Doutrina da Fé, dirigida por Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI. Mas a Igreja começou a investigar em 2004.

Xerife da Colômbia

Germán Vargas Lleras, ministro do Interior e da Justiça da Colômbia, aquele que comanda o combate às Farc, estará no Rio de 10 a 12 de abril. Vem conhecer as UPPs.

Nem tudo é mazela
Desde que o Banco Itaú instalou, em outubro do ano passado, o programa Bike Rio, dealuguel de bicicletas pela cidade, nenhuma foi roubada. Em Roma, este tipo de serviço fechou por causa dos furtos.

Portas abertas

Uma das principais bocas de fumo da Rocinha, numa das entradas na favela chamada Valão, voltou a funcionar.

Miaaaauuuu

Um camelô que vende roupinhas e acessórios para gatos e cachorros virou atração na Rua Dias da Rocha, em Copacabana. É que mantém um bichano de verdade sobre sua barraquinha, que serve de modelo. Ao gosto do freguês, o miau experimenta boné, macacão, blusinha... e atrai a atenção geral.

Coisa nossa

Veja que legal. O espetáculo de hip hop “Chapa quente”, da carioca Companhia Urbana de Dança, dirigida por Sônia Destri, que mistura música eletrônica com pandeiro, cuíca e tamborim, foi eleito pelo “New York Times” um dos dez melhores de 2011 na cidade. A turma das favelas do Rio se apresentou lá no Peak Festival. Agora, vai iniciar nova temporada aqui, no Espaço Sesc, com o show inédito “Na pista”.

Arte na praia

A Bienal Anual Búzios, feira de arte contemporânea no balneário fluminense, foi autorizada a captar R$ 343.850 pela Lei Rouanet. Já na minha terra, “bienal” diz respeito ao período de dois anos. 

Nenhum comentário: