quarta-feira, dezembro 14, 2011

Resolve aí - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 14/12/11

Dilma Rousseff aproveitou a passagem por Porto Alegre, onde PT, PDT e PC do B ameaçam se enfrentar na eleição municipal, para adotar o receituário da era Lula e avisar que, em praças nas quais houver mais de um palanque de partidos da base, a presidente irá se manter distante da campanha eleitoral.

O recado foi transmitido por ela ao governador Tarso Genro (PT-RS), mas quem ouviu ficou com a clara impressão de que Dilma falava de olho no mapa nacional. O entorno da presidente está especialmente incomodado com a resistência de siglas como PC do B e PDT em apoiar Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

Tucanocídio 1 Campanha nas redes sociais contra Andrea Matarazzo, um dos pré-candidatos do PSDB à prefeitura paulistana, resgata conversa de 2006, revelada via WikiLeaks, na qual o hoje secretário estadual de Cultura diz a diplomatas americanos que Geraldo Alckmin teria ligação com a Opus Dei.

Tucanocídio 2 Entre os aliados de Matarazzo, há quem associe a ofensiva a uma ala da Juventude Tucana alinhada com Bruno Covas, outro postulante à candidatura. O secretário de Meio Ambiente nega qualquer ligação com a iniciativa.

Sobrenome Apoiadores de Bruno lançaram a "Frente Covas por São Paulo". A ideia é explorar ao máximo a associação de imagem do pré-candidato com o avô famoso.

Superpopulação Em resposta a consulta dos vereadores tucanos, o TRE-SP informou que o partido tem 47.500 filiados na capital. Isso é mais do que o dobro do número de militantes considerados aptos a votar nas prévias de 4 de março.

Vem comigo Com a ameaça de obstruir matérias de interesse de Gilberto Kassab, PT e PR se uniram para garantir a proporcionalidade de vagas na Mesa da Câmara paulistana. Interessados em ampliar a aliança de Fernando Haddad, petistas comemoravam ontem o acordo, que beneficiou o partido de Antonio Carlos Rodrigues.

Tradição Seguindo os passos de Lula, Dilma participará de comemoração de Natal com catadores de papel e moradores de rua em São Paulo na semana que vem.

Hortifrúti A segurança do Palácio do Planalto decidiu não permitir que participantes da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, na segunda-feira, levem laranjas e maçãs ao evento. Motivo declarado: evitar que alguém mais animado acabe atingindo a presidente com as frutas.

Para depois O governo orientou o presidente da CEF, Jorge Hereda, a protelar ao máximo sua ida à Câmara para falar sobre a encrenca do PanAmericano. O Planalto conta com o recesso de fim de ano para tentar baixar a temperatura da disputa entre PT e PMDB na Caixa.

Terceira via Em novo capítulo da guerra no PP, aliados do líder Aguinaldo Ribeiro (PB) vislumbram manobra de João Pizzolatti (SC) para tirá-lo do cargo. Depois de fracassadas as tentativas de emplacar José Otávio Germano (RS) e Nelson Meurer (PR) no comando da sigla na Câmara, o catarinense agora se movimenta em favor de Waldir Maranhão (MA).

Quase lá Em litígio quanto ao projeto que muda a Defensoria Pública paulista, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, e a defensora Daniela Cembranelli concordaram em seis dos nove itens polêmicos do texto e subscreveram o adiamento da votação para fevereiro.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Sintomas de transtorno bipolar rondam os petistas, mas o diagnóstico só ficará pronto em 2012. A candidatura de Haddad vai levá-los rapidamente da euforia à depressão."

DO LÍDER DO PSDB NA ASSEMBLEIA PAULISTA, ORLANDO MORANDO, em resposta a dirigentes do PT que, diante do novo Datafolha, passaram a prever a vitória de seu candidato, hoje oscilando entre 3% e 4%, já no primeiro turno.

contraponto

Leitura seletiva

O senador Lindberg Farias (PT-RJ) ligou para Maria das Graças Foster em agradecimento pela presença da diretora de Gás e Energia da Petrobras no lançamento, realizado recentemente no Rio de Janeiro, de seu livro sobre a questão dos royalties do petróleo.

Como no evento ela havia assegurado que leria a obra, Lindberg, ciente das críticas que fez à empresa, achou por bem avisar, em tom de brincadeira:

-Olha, tem umas partes lá que é melhor você pular... Faz o seguinte: passa direto!

Nenhum comentário: