quarta-feira, dezembro 14, 2011

As férias de Dilma - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 14/12/11

Dilma vai passar a noite de Natal em Brasília. Mas, dia 26, já embarca para a Base Naval de Aratu, na Bahia, com a mãe, a tia, a filha, o genro e o neto. Ali, de pés descalços na areia da Praia de Inema, pretende passar o ano-novo e descansar até 5 de janeiro.

Maiô presidencial...

Nessa mesma base, FH e Lula também tiraram férias em seus tempos de poder. A Marinha diz que já tomou todas as medidas para Dilma não ser incomodada e tomar banho de mar com discrição.

Nem e Sarkozy

Com a saída dos bandidos armados da Rocinha, dezenas de ciganas paramentadas têm percorrido as ruas e vielas da favela, oferecendo-se para ler as mãos dos moradores. A exemplo de Sarkozy, que expulsou milhares de ciganos da França, o ex-governante Nem não tolerava a presença desses povos nômades.

Corrida da Rocinha...

Aliás, a Rocinha, a exemplo do que ocorreu no Complexo do Alemão, vai ganhar uma “corrida da paz”, dia 22 de janeiro. Vai se chamar Rocinha de Braços Abertos. É organizada pelo Bope e pela X3M Sports.

No mais

O articulista Paul Krugman, do “New York Times”, escreveu ontem sobre sua preocupação com o “desmantelamento da democracia na Hungria pelo partido direitista... Fodesz”. Aqui, se um partido com este nome prosperasse, seu presidente
seria... deixa pra lá. 

Continua pegando 

Chegou à Grécia o sucesso “Ai, se eu te pego”, de Michel Teló, mais tocada nas boates de Espanha e Portugal desde que o craque Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, fez a coreografia da música ao festejar um gol. Virou febre no país de Platão.

ESTE PALACETE na Rua Taylor, na tríplice fronteira de Lapa, Glória e Santa Teresa, sempre encantou Aguinaldo Silva, o grande novelista. É que o mestre, em tempos difíceis, morou ali perto. Chama-se Palacete Paranaguá e foi erguido ainda no Brasil Império. Comprado nos anos 1920 pelo industrial português José Antônio de Souza, o casarão ficou abandonado a partir da década de 1940, quando, após a morte do dono, com a degradação da Lapa, sua família se mudou para Botafogo. Desde então, o palacete foi vítima de invasões e depredações. Dia 7 de novembro último, depois de longa batalha judicial, a família do velho Souza retomou o imóvel e agora promove uma cruzada junto a órgãos públicos e instituições para revitalizá-lo e transformá-lo num polo de cultura. Aguinaldo soube, foi lá, fez fotos e emprestou seu apoio à ideia. Alô, Eduardo Paes!

Dilma desconectada
Ontem fez um ano que Dilma não escreve em seu Twitter (/dilmabr). A última mensagem, dia 13 de dezembro de 2010, foi: “Amigos, bom falar com vocês aqui. Vamos falar muito mais em 2011.” A presidente tem quase 1 milhão de seguidores no microblog.

A vida na planície

O ex-ministro Carlos Lupi almoçou ontem no Bar Luiz, no Centro do Rio. Comeu, bebeu e, no fim, deixou R$ 6 de gorjeta.

Memórias

Francisco Dornelles, que faz 77 anos dia 5 de janeiro, tem dito que é hora de reunir em livro as suas recordações. Deve ser projeto para já. O senador, sobrinho de Tancredo Neves, é testemunha privilegiada da política brasileira de Vargas para cá.

Paris é um perigo
O artista plástico Antonio Veronese teve um de seus quadros roubados, semana passada, no l’Hostelarie de la Dague, em Barbizon, próximo a Paris. A obra (veja a foto), um óleo sobre tela da série chamada de “Rouge Veronese”, mede 80cm x 65cm e vale uns 22 mil euros.

Segue...

A tela vai entrar no site administrado pela Interpol que lista objetos de arte roubados. — Fiz 19 exposições este ano e reuni o que sobrou nesse espaço. O estranho é que não houve arrombamento nem o alarme foi disparado. Saí do Rio para ser roubado aqui em Paris... — desabafa Veronese.

Vasco perde jogo

Tem vascaíno achando que é coisa de algum rubro-negro. O Vasco inscreveu um projeto de restauração de sua sede náutica da Lagoa, no Rio, na Lei Rounet. Mas o MinC vetou.

Danadinha 2012

Parceira da coluna ligou para um centro médico de Botafogo, no Rio, para agendar ginecologista e, ao saber que só tinha vaga em janeiro, perguntou se poderia antecipar a consulta. Resposta da atendente, acredite: — Não tem. Todas querem entrar 2012 com... a danadinha em ordem.

GRAZI MASSABELA, perdão, Massafera, a Lucena da novela “Aquele beijo” (beija eu), da TV Globo, empresta seu encanto a uma campanha de cosméticos

OSCAR NIEMEYER ganhou uma escultura (veja ao fundo) chamada “Laura”, nascida do traço genial de Lan e feita em bronze pelo artista Marcos André. Mestre Niemeyer, viva ele!, festeja 104 anos de vida amanhã com o lançamento de sua revista “Nosso Caminho”

Nenhum comentário: