sexta-feira, novembro 18, 2011

Vai ficando - RENATA LO PRETE


FOLHA DE SP - 18/11/11



Convencida de que terá mais margem de manobra para promover mudanças no Ministério do Trabalho se substituir Carlos Lupi na reforma do início de 2012, Dilma Rousseff conta com um argumento extra para insistir nesse roteiro: a permanência do pedetista por mais um ou dois meses seria, do ponto de vista da presidente, "indolor". Não há pauta relevante aos cuidados da pasta nesse período. Lupi estaria, nas palavras de subordinados de Dilma, "esvaziado" e "controlado".
Para demiti-lo agora, portanto, ela teria de se ver diante do famoso fato novo e/ou de um novo surto de incontinência verbal do ministro.

Categoria ficção 1 Deputados que estiveram com Lupi na quarta garantem ter ouvido do ministro o relato segundo o qual, em meio à reunião com Dilma, ele teria recebido apoio de Lula. Àquela altura, o pedetista tentava convencer aliados de que reunia condições para permanecer. O Planalto nega que tal telefonema tenha ocorrido.

Categoria ficção 2 Correligionários dizem ainda que o relato de Lupi sobre sua conversa com Dilma foi bem mais otimista do que o recebido do governo.

Fui ali O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado às 11h, virou a desculpa oficial de senadores aliados que ignoraram o depoimento de Lupi.

Limpeza Possível destino do PDT no governo de Geraldo Alckmin em 2012, a Secretaria de Gestão Pública perderá três de suas vitrines: Prodesp e Poupatempo devem migrar com Julio Semeghini para o Planejamento. O Detran é postulado por Andrea Calabi (Fazenda).

Shopping Em namoro com o PSDB para a eleição paulistana, os pedetistas têm histórico de alianças com o PT em 2008 e 2010, ambas impostas pela direção nacional. "O risco é comprar e não levar", diz um grão-tucano.

Eu quero Frei Betto se move na tentativa de ser indicado por Dilma para a Comissão da Verdade, projeto que a presidente sancionará hoje em cerimônia no Planalto.

Eu não O nome, porém, não se encaixa no perfil que Dilma imagina para os sete conselheiros. Depois de aventadas opções como Marco Maciel, Cláudio Lembo e até FHC, a orientação agora é procurar pessoas com conhecimento e credibilidade, mas de baixo perfil.

Regulação A direção petista marcou para o dia 25, em SP, o seminário em que discutirá a "democratização da comunicação no Brasil". O ex-ministro Franklin Martins será convidado especial.

Papel passado O PT paulistano se reúne amanhã para oficializar a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura e enterrar as prévias. O partido também discutirá o "timing" da desincompatibilização do ministro. Marta Suplicy não foi chamada, mas haddadistas esperam que ela apareça num ato de lançamento, voltado à militância, ainda neste ano.

Brother Em encontro intermediado pela Juventude do PSDB-SP, representantes de seis entidades estudantis, entre as quais UNE, Ubes e UEE, pediram a Alckmin que ele se comprometa com a meia-entrada para eventos culturais e esportivos no Estado e com o passe de ônibus escolar intermunicipal.

Visita à Folha Marcial Angel Portela Alvarez, presidente do banco Santander no Brasil, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Recado a Dilma sobre o caso Lupi: falha de memória pode ser curada com tratamento médico; falha de caráter, só com demissão e processo judicial."
MAURÍCIO HUERTAS, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO PPS, eivindicando a saída do ministro do Trabalho, providência que, até ontem à noite, a presidente não se mostrava inclinada a tomar antes da reforma de 2012.

contraponto
Amigo da notícia

Durante depoimento à Comissão de Assuntos Sociais do Senado, ontem, Carlos Lupi agradeceu pela possibilidade de "falar sem ser editado". Para afastar a interpretação de que estaria criticando o trabalho dos jornalistas, o ministro logo cuidou de frisar:
-Eu defendo a liberdade de imprensa!
E continuou, lembrando seu passado como jornaleiro, para chegar até a crise atual:
-Eu já ajudei a vender jornal.... e agora, pelo visto, continuo ajudando!

Nenhum comentário: