terça-feira, novembro 29, 2011

Tiro no pé - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 29/11/11

Aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG) filiados a outros partidos estão incomodados com ataques de tucanos a ministros não petistas, diante de denúncias de irregularidades. Citam como exemplo as críticas ao ex-ministro Alfredo Nascimento (PR) e aos ministros Carlos Lupi (PDT) e Mário Negromonte (PP). Um experiente parlamentar diz que, para desgastar o governo Dilma, os líderes tucanos afastam o PSDB de potenciais aliados nas próximas eleições presidenciais.

Lavando as mãos
Integrantes da Comissão do Orçamento estão cobrando uma posição mais política do relator-geral da peça orçamentária, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Dizem que é seu papel construir um entendimento para aprovar a matéria até o final do ano. Chinaglia tem reclamado que não consegue falar com a ministra Miriam Belchior (Planejamento); que o deputado Gilmar Machado (PT-MG), vice-líder do governo no Congresso, não cumpre acordos; e que o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), não vai às reuniões. Para Chinaglia, o governo não tem interesse em aprovar o Orçamento no prazo.

"Cai a máscara e dois catões são desnudados” — José Dirceu, dirigente do PT e réu do mensalão, sobre o expresidente do TCU Ubiratan Aguiar receber acima do teto do funcionalismo e o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, receber salário no Judiciário do Pará sem dar expediente

ESCONDIDINHO. Para evitar problemas políticos, sobretudo com estados governados por aliados, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) não divulga levantamento do ministério sobre quanto cada estado gasta com Saúde. Pelos dados conhecidos, tendo como base o orçamento executado em 2008, 13 estados, oito governados por aliados, não aplicam 12% na Saúde, como prevê a Emenda 29. O levantamento devia estar pronto em outubro.

Arroubo
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) ligou, sexta-feira, para pedir desculpas à ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) por ter dito, na votação do Código Florestal, que o governo negociou com os ruralistas "na calada da noite".

Melhoria da gestão
O Ministério da Saúde anuncia hoje que 71% dos municípios aderiram ao Saúde Mais Perto de Você. Eles assinaram compromisso para melhorar a qualidade do atendimento. O governo vai liberar R$ 4 bi até 2014 para essas cidades.

Puxando a fila das cassações
O TSE deve julgar hoje recurso do governador Anchieta Junior (PSDB-RR) contra a cassação de seu mandato pelo TRE local, por abuso de poder econômico. Se a decisão do TRE for mantida, o tucano será o primeiro dos governadores eleitos em 2010 a perder o mandato. No seu caso, as provas que o incriminam foram fornecidas pelo ex-tesoureiro do partido. Há processos de cassação contra outros dez governadores.

Cansaço
A presidente Dilma está reclamando da intensa agenda que terá na Venezuela, durante reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos. Sua prioridade será conversar com Hugo Chávez e Cristina Kirchner.

Rumo a 2014
O PPS vai aprovar, em seu congresso nacional, em dezembro, candidatura própria à Presidência da República. Já a proposta de mudar seu nome para Partido Socialista Verde, aprovada pelo diretório de Pernambuco, será engavetada.

O LÍDER do PMDB, Renan Calheiros (AL), não está só na luta para suceder José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. O ministro Garibaldi Alves (Previdência) e o presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), também estão se articulando.

A OPOSIÇÃO ficou alvoroçada com a rebelião do PMDB, que retardou em uma semana a sabatina da ministra Rosa Weber. Alguns líderes sonharam em derrotar a indicação da presidente Dilma para o STF.

O TSE decide até 15 de dezembro se o PSD terá direito aos recursos do Fundo Partidário e a tempo de propaganda partidária e eleitoral na TV.

Nenhum comentário: