terça-feira, novembro 29, 2011

Teoria e incentivo - MARCIA PELTIER



JORNAL DO COMMERCIO - 29/11/11
Acontece hoje, no escritório da Presidência da República, em São Paulo, a primeira reunião do grupo criado para definir o conceito da nova classe média. Liderado pelo ministro Moreira Franco, conta com a filósofa Marilena Chauí, o economista Eduardo Giannetti e Amaury de Souza, da MCM Consultores. Técnicos da SAE e dos ministérios do Trabalho e Fazenda já estudam um abono mensal destinado a incentivar trabalhadores da classe média a se manterem em seus postos. Só de seguro-desemprego o país desembolsa R$ 25 bilhões por ano. Dilma também quer destinar recursos para qualificação profissional. 

Festa super privê


Depois do emocionante espetáculo público de inauguração da árvore de Natal da Lagoa, sábado, a diretoria do Bradesco, conselheiros e os maiores acionistas se encontraram no Clube Caiçaras para festejar a superação de lucros e metas para este ano. Marco Antônio Rossi, da Bradesco Seguros, abriu os discursos, seguido do presidente Luiz Carlos Trabuco e do presidente do conselho de administração, Lázaro Brandão.

Ceia antecipada 

O cardápio, assinado pelo chef Claude Troisgros, foi composto de couscous com frutas secas e nozes, salada de lentilhas com camarões, robalo recheado envolto em massa folhada, bacalhau espiritual gratinado, peru assado com farofa de cream crakers e ratatouille de legumes e laranja, dentre outras delícias. De sobremesa, a tradicional bûche de Noël francesa, rabanadas com doce de leite, fondant de chocolate meio amargo e sorvete de amora com cassis e de manga com amêndoas.

Mimos

À saída, os convidados eram brindados com caixinhas de bem-casados Casal Garcia e doces Louzieh, e mais uma garrafa de Veuve Clicquot, um cooler elétrico para o champanhe e duas taças de cristal vermelho.

Cruzmaltino roxo 


Ontem, na abertura da feira de negócios de futebol Soccerex, no Forte de Copacabana, Zico se aproximou de Sérgio Cabral para cumprimentá-lo, na área vip. Bastou para que rapidamente alguém colocasse o ex-jogador Petkovic do outro lado do governador, para fazer uma foto. Restou a Cabral se lamentar, brincando: “Ai, agora estou entre dois carrascos do Vasco”. Aliás, o governador é tão fanático pelo Vasco que disse que nem a amizade que tem por Lula vai impedir que ele seque o Corinthians nessa fase final do Brasileirão.

Fera das lentes 

Membro da prestigiada Agência Magnum desde 1997 e fotógrafo da National Geographic, David Alan Harvey vai ministrar um workshop, sábado, no Ateliê da Imagem, no qual vai revelar os segredos de sua iluminação minimalista. Harvey é também editor da revista online Burn, vitrine para fotógrafos emergentes.

Tradição repaginada 


Emerson Fittipaldi anuncia, hoje, que levará ao Autódromo de Interlagos a etapa brasileira do novo Campeonato Mundial de Marcas — o antigo FIA World Endurance Championship, que durante muitos anos foi a mais importante competição do automobilismo. A prova 6h de SP vai acontecer de 13 a 16 de setembro e será organizada pelo Automobile Club de L’Ouest, que promove as 24 horas de Le Mans. Participarão da corrida a Audi, Peugeot, Toyota, Nissan, Honda, Aston Martin, Chevrolet, BMW, Ferrari e Porsche. O circuito tem mais de 700 milhões de espectadores em 180 países.

Fica a dica 


Em até cinco anos, o número de empregados na indústria naval poderá chegar a cem mil, alta de cerca de 70% em relação às atuais 60 mil vagas do setor. A projeção é do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça. ‘’Estamos em pleno crescimento com o aumento da demanda da indústria naval e offshore. Vamos contratar desde soldadores e auxiliares, até engenheiros navais e pessoal da área administrativa”, enfatizou.

Oscar das trilhas 

Quem está no Brasil é o compositor e regente Alexandre Desplat, tido na França como o legítimo sucessor de Antoine Duhamel e Michel Legrand. Veio a convite da Embaixada da França para uma única apresentação à frente da Jazz Sinfônica, amanhã, em São Paulo. Executará trilhas que compôs para Harry Potter, Crepúsculo, O Curioso Caso de Benjamin Button e O Discurso do Rei, sendo que esta última lhe rendeu o International Film Music Critics Award e o Bafta. Após a apresentação, faz escala rápida no Rio, onde pretende ter encontros informais com músicos, entre os quais Carlinhos Brown.

Livre Acesso


O Bondinho do Pão de Açúcar recebe, hoje, 60 crianças do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, para uma visita gratuita, em comemoração ao 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas.

Fernando Meirelles, Glória Perez, Daniel Filho e Washington Olivetto são os jurados do Prêmio Cazuza de Vídeo que a Sociedade Viva Cazuza lança esta quinta-feira, no Dia Mundial de Luta contra Aids. Os vídeos que melhor abordarem a conscientização para o carnaval de 2012, com o tema Você que se cuide, em 30 segundos, serão premiados. Inscrições pelo site http://premio.cazuza.com.br, até 2 de janeiro.

Rodrigo Constantino lança, hoje, a coletânea de artigos Liberal com Orgulho, pela Editora Lacre, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Líder da área de mercado de capitais do Tauil e Chequer Advogados, Carlos Motta, do Tauil e Chequer Advogados, faz palestra, hoje, no 5° Encontro sobre IPO – Lançamento de Ações e Aspectos Regulatórios, no Hotel Caesar Business Faria Lima, em São Paulo.

A consultora Suely Magalhães dá palestra sobre Feng Shui, hoje, às 18h15, na BESI, loja de decoração e café gourmet no centro do Rio.

O Manekineko, as Pederneiras e o chef Olivier Cozan são os responsáveis pela parte gastronômica da Soccerex, feira com expectativa de atrair cerca de 5 mil pessoas até amanhã, no Forte de Copacabana.

A diretora-executiva do Prêmio Rio Sociocultural, Francis Miszputen, promove, hoje, um encontro com agentes culturais do Rio, às 14h, no Galpão Aplauso, em Santo Cristo. O objetivo da reunião é fomentar inscrições para o Prêmio, abertas até o dia 8 de dezembro.

O Sheraton Barra Hotel & Suites e a Galeria Romero Britto fazem, hoje, o vernissage Explosão de cores, uma seleção de obras do artista Romero Britto, às 19h no hotel.

Nenhum comentário: