segunda-feira, outubro 03, 2011

MÔNICA BERGAMO - Cláusula Pétrea


Cláusula Pétrea 
MÔNICA BERGAMO
Folha de S.Paulo - 03/10/2011

A presidente Dilma Rousseff pretende resistir à pressão da Fifa e não deve recuar da decisão de permitir a meia-entrada nos jogos da Copa de 2014. "Minha querida, isso é uma lei brasileira", disse ela à coluna. "E não pode mudar. Não é uma questão de querer ou não querer." A meia-entrada para os que têm mais de 60 anos está prevista no Estatuto do Idoso. Ingressos de estudantes são regulados por leis estaduais.

Não Dá
Dilma pode se reunir hoje com a cúpula da Fifa, em Bruxelas. E deve comunicar a má notícia aos cartolas.

Orelha Quente
E a presidente está chateada com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A entidade prometeu a ela participar do programa Ciência sem Fronteiras dando bolsas para estudantes brasileiros no exterior. "Só 5.000 é muito pouco, Murilo!", disse ela a Murilo Portugal, presidente da entidade, ao encontrá-lo num evento de empresários (ver fotos ao lado). Dilma quer que o setor privado dê 25 mil bolsas ao projeto.

Orelha Quente 2
Portugal, constrangido, afirmou à coluna que a entidade pode aumentar o número de bolsas. "Mas somos [os bancos] 5% do PIB", diz. Segundo ele, a CNI, que representa a indústria, ou "20% do PIB", vai dar só 3.000 bolsas para o programa.

Curioso
E, no mesmo evento, Dilma foi abordada por Luiz Furlan, da Brasil Foods. Ao lado de Luiza Trajano, do Magazine Luiza, cotada para o futuro ministério da Micro e Pequena Empresa, ele disparou: "Presidenta, quando acaba a novela da Luiza?". Piscando para a empresária, Dilma disse: "Isso é um assunto íntimo de nós duas!".

Sob nova direção
O argentino Diego Guebel, fundador da Cuatro Cabezas e criador de programas como o "CQC" e "A Liga", será o novo diretor de conteúdo da TV Bandeirantes. Assume o cargo no próximo dia 15.

Futuro
E desde a semana passada, insatisfeita com a conduta de Rafinha Bastos no "CQC", a Band já estudava a possibilidade de abortar o especial de fim de ano que ele apresentaria na emissora.

Além de discutir o futuro do humorista à frente do programa semanal.

Terceira Via
Estudo do Dieese que a CUT divulga hoje aponta que os funcionários terceirizados fazem jornadas em média três horas maiores do que a dos trabalhadores contratados. Pelas contas da central, a prática fez com que 801 mil empregos deixassem de ser criados em 2010. A terceirização será discutida nesta semana pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Eles e Ela
A presidente Dilma Rousseff discursou no 3º Fórum Exame, organizado pela revista do Grupo Abril; foram também ao evento empresários como Marcelo Odebrecht, Jorge Gerdau, Luiz Trabuco, do Bradesco, Luiz Fernando Furlan, da Brasil Foods, Murilo Portugal, da Febraban, Pedro Luiz Passos, da Natura, e Luiza Trajano, do Magazine Luiza. Os ministros Guido Mantega, Fernando Pimentel e Fernando Haddad participaram do debate "A Construção de um Brasil Competitivo".

Delegacia da mulher
A Polícia Civil de SP será comandada pela primeira vez por uma mulher a partir de quarta-feira. O delegado-geral, Marcos Carneiro, tirará 15 dias de férias e será substituído por sua adjunta, Ana Paula Soares.

Cofre
A ANS repassou R$ 76 milhões para o Fundo Nacional de Saúde, que é o gestor financeiro dos recursos do SUS. O valor corresponde à arrecadação feita pela agência ao cobrar os planos de saúde por internações hospitalares de seus pacientes no sistema público nos últimos dois anos. Desde agosto deste ano, a lei prevê esse tipo de reembolso.

Guru
O cantor, compositor, artista plástico, escritor e expoente da psicodelia nordestina Lula Côrtes será homenageado hoje no Inferno Club, na rua Augusta. O pernambucano, "guru outsider" e parceiro de cantores como Zé Ramalho (os dois fizeram juntos "Paêbiru", considerado um dos discos mais raros e caros nos sebos do Brasil), será tema de show com os músicos Jarbas Mariz, Bocato, Roberto Lazzarini, Daniel Belleza, Alberto Marsicano e Kal Venturi, entre outros.

Curto-Circuito
Pedro Mariano faz show no dia 29, às 22h, no Citibank Hall. 16 anos.

O goleiro Marcos, do Palmeiras, inaugura hoje a clínica de fisioterapia São Marcos, com coquetel para convidados às 20h.

O escritório Pompeu, Longo, Kignel & Cipullo Advogados passa a atender em nova sede, na avenida Henrique Schaumann, a partir de hoje.

O restaurante St. Honoré promove noite de culinária francesa harmonizada com vinhos na quinta.

O Samba de Rainha toca no Bar Brahma do Centro às quartas de outubro.

Nenhum comentário: