segunda-feira, outubro 03, 2011

CAROLINA BAHIA - O dono do petróleo


O dono do petróleo
CAROLINA BAHIA
ZERO HORA - 03/10/11

É cada vez mais difícil um acordo sobre a nova divisão dos royalties do petróleo. Nesta briga, há Estados que não querem perder uma gota de arrecadação, enquanto a União alega que já abriu mão de tudo o que podia. Isso explica o choro do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que bate o pé como um menino mimado, ameaçando recorrer ao presidente do Senado, José Sarney. O pedido é para que o veto à Emenda Ibsen não seja votado na próxima quarta. Se o texto for a plenário do jeito que está, a tendência é de aprovação. O que o governo federal propõe é um meio-termo, beneficiando os não produtores. Até mesmo bancadas que não estavam mobilizadas, como a gaúcha, se empolgaram nas últimas semanas, vislumbrando aumento de repasses. O governador Tarso Genro e lideranças da Assembleia Legislativa desembarcam nesta semana em Brasília, empunhando a bandeira do petróleo. Fraco na articulação política, o Planalto patina para costurar todos esses interesses.

Vigília
Quem também desembarca em Brasília amanhã é o ex-deputado Ibsen Pinheiro (foto), disposto a defender a emenda de sua autoria que promove a divisão equânime dos royalties do petróleo. Ele vai pedir ao vice-presidente da República, Michel Temer, que o PMDB feche questão a favor das mudanças. Com a presidente Dilma Rousseff viajando, Temer ganha ainda mais peso nas negociações.

Futurologia
Com a derrota do grupo do ex-prefeito Irajá Rodrigues no diretório municipal de Pelotas, o PMDB caiu no colo do petista Fernando Marroni. Candidato a prefeito, Marroni já teria negociado com os peemedebistas o cargo de vice e mais quatro secretarias. Só falta combinar com o eleitor. Das últimas quatro eleições ao paço municipal, o petista perdeu três.

PARA CONFERIR ali adiante
Limpeza - Indicado para o conselho da Conab, João Carlos Bona Garcia está a um passo de ocupar a diretoria financeira da companhia. Ele conversa hoje com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. A CGU já terminou o pente-fino nas acusações de irregularidades, e a faxina na Conab deve começar neste mês.

Acessório
Recém chegada da China, a deputada comunista Manuela d"Ávila (PC do B-RS) chama a atenção pelos corredores da Câmara ao carregar elegante bolsa, de marca conhecidíssima no mundo fashion. Aos curiosos, ela vai logo avisando que não se trata de falsificação.

Nenhum comentário: