domingo, maio 22, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Arquibancada
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 22/05/11

Na semana em que o ministro do Esporte acusou São Paulo de "ainda não ter atingido o seu limite" no esforço para realizar a abertura da Copa de 2014, Geraldo Alckmin recebeu pesquisa que indica amplo apoio da população à decisão do governo estadual de não colocar dinheiro público na construção de estádio privado, optando por investir na infraestrutura do entorno. Segundo levantamento encomendado pelo Palácio dos Bandeirantes, 70% dos paulistas endossam essa política mesmo que o jogo inaugural venha a ser levado para outra praça. Dias atrás, a Odebrecht disse ao governador que o "Itaquerão", até recentemente orçado em R$ 650 mi, custará cerca de R$ 1 bi.

Comparações 
Comentário de um remanescente da administração passada: uma crise com o principal ministro de Dilma não é igual a uma crise com o principal ministro de Lula. Primeiro, pela diferença de quilometragem entre os dois presidentes. Depois porque nenhum ministro -nem mesmo Antonio Palocci- teve, no reinado de Lula, a centralidade do atual chefe da Casa Civil na equipe de Dilma.

Baixa 
A bancada do PV na Câmara está de luto diante dos apuros de Palocci. Os verdes contavam com o ministro, agora enredado em seus próprios problemas, para suavizar os termos do relatório elaborado pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) sobre o novo Código Florestal, cuja votação foi marcada para a próxima terça-feira.

Me aguarde 
Pouco antes da reunião de sexta no Planalto sobre código, um participante disse a Dilma: "Acham que a senhora anda muito sumida". E ela: "Vai voltar já a normalidade".

Monitoramento 
De acordo com pessoas próximas a Franklin Martins, o ex-ministro foi ao encontro de Dilma, na sexta, disposto a sondá-la sobre o andamento do polêmico marco regulatório das comunicações, capitaneado por ele no final do governo Lula e engavetado pela nova administração.

Repaginado 
O governo discute incluir, na fase 2 dos projetos do "Minha Casa Minha Vida", melhorias nas unidades adaptadas para portadores de deficiência. As novas unidades poderão contar, ainda, com muros e sistemas de aquecimento.

Exportação 
De um deputado aecista, sobre o quebra-cabeças tucano: "Esperto é o Geraldo. Liquidou a presença do Serra no PSDB de São Paulo e agora quer colocá-lo na presidência do Instituto Teotônio Vilela".

Tô fora 
Alckmin acalentou a ideia de instalar Serra no ITV como forma de equilibrar as forças. Mas, diante da resistência estridente da dupla Aécio Neves-Sérgio Guerra, resolveu submergir.

Fotossíntese 
De início refratário à ideia de disputar a sucessão de Gilberto Kassab, o secretário Eduardo Jorge (Meio Ambiente) já admite a colegas do PV que sua candidatura, confirmada a preferência do prefeito paulistano, seria "natural".

Calendário 
Além do risco de indenizar os consórcios cujos contratos estavam assinados, a manutenção da licitação da Linha 5-Lilás do metrô foi definida sob a perspectiva de conclusão da obra em dezembro de 2014, crepúsculo do atual mandato.

Rota do sol 
Em análise na Artesp, agência reguladora de transportes, a PPP da duplicação da Tamoios terá modelagem definida até o dia 3. Alckmin planeja anunciar o cronograma da licitação durante a segunda edição de seu governo itinerante, em São José dos Campos.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O governo tem sua razão quando diz que Palocci é "caso encerrado". Afinal, encerrar é cercar, bloquear, prender, vedar..."
DO DEPUTADO FEDERAL CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre o esforço do Planalto para sepultar sumariamente qualquer iniciativa do Congresso de investigar a multiplicação do patrimônio do ministro da Casa Civil.

contraponto

Amor, supremo amor

Na sessão do STF que reconheceu a união homoafetiva, Ricardo Lewandowski citou debate que ocorrera anos antes na Corte. Marco Aurélio Melo pediu aparte:
-Esse caso era diferente. Ali se discutia a pensão de um homem que era casado e tinha uma concubina.
Carlos Ayres Britto interveio:
-E havia ainda outra curiosidade sobre esse caso...
Todos se voltaram para o ministro, que prosseguiu:
-Os nomes! Ele se chamava Valdemar do Amor Divino. E sua concubina era Joana da Paixão Luz.
Com o plenário às gargalhadas, Britto concluiu:
-Estava escrito nas estrelas que se encontrariam!

Nenhum comentário: