terça-feira, março 29, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Com licença
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 29/03/11

Pressionado a tirar do papel em tempo recorde obras de intrincado licenciamento, como o trecho norte do Rodoanel e a duplicação da rodovia dos Tamoios, Geraldo Alckmin prepara pacote de medidas para destravar análises de impacto ambiental. O tucano triplicará o número de municípios aptos a emitir licenças a projetos de pequeno porte, liberando a Cetesb para se dedicar aos grandes empreendimentos.
Hoje, 32 prefeituras estão prontas para dar o aval. A meta é atingir cem até o final de 2012. O governo paulista também estimulará a fixação, pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, de medidas compensatórias que abrandem a resistência de ativistas.

Modelo 
O exemplo mencionado de forma recorrente pelo governador é a expansão do aeroporto de Viracopos (Campinas), aprovada por unanimidade no Consema mediante exigência de recuperação de área de cerrado quatro vezes mais extensa do que a atingida pela obra.

Nunca antes 1 
O Planalto chamou para a reunião de hoje sobre os tumultos nos canteiros do PAC a Conlutas, central ligada ao PSTU e crítica contumaz do governo. É a primeira vez que a entidade vai à Presidência.

Nunca antes 2 
Segundo Atnágoras Lopes, representante dos trabalhadores da construção civil de Belém e Fortaleza, a Conlutas abraçará a pauta comum: acordo coletivo nacional e combate às terceirizações.

À mesa 
A paralisação nas obras do PAC estará no cardápio do jantar de Lula e Dilma hoje em Coimbra.

Trabalhismo 
Dilma foi convidada pelo secretário-geral Manoel Dias a inaugurar o 5º Congresso do PDT, no dia 26 de agosto em Porto Alegre. Na ocasião, serão comemorados os 50 anos da Campanha da Legalidade de Leonel Brizola, com lançamento de livro que traz documentos inéditos sobre as articulações do então governador para que João Goulart assumisse a Presidência.

Receita 
Agora líder nas pesquisas para a Presidência do Peru, Ollanta Humala divulgou documento similar à "Carta ao Povo Brasileiro", lançada pela campanha de Lula, em 2002, para assegurar ao mercado o compromisso com a estabilidade e a manutenção dos contratos.

Alfândega

Entre 2006 e 2010, o governo brasileiro gastou R$ 27 mil para emitir 328 passaportes diplomáticos em caráter excepcional, como os concedidos a Marcos Cláudio, 39, e Luís Cláudio, 25, filhos de Lula, no crepúsculo de seu mandato. Como o documento é tirado sem custo para o beneficiário, a União assume o ônus.

Saia justa 

Acompanhado de comitiva, o governador Jaques Wagner (PT) irá à posse, hoje, do baiano Jorge Hereda no comando da Caixa. Geddel Vieira Lima (PMDB), desafeto do governador, assumirá, no mesmo evento, a vice-presidência de Pessoa Jurídica do banco.

Tampão 
Confirmada ontem por Alckmin, a exoneração do secretário João Sampaio (Agricultura) estava prevista desde a transição. Sua permanência no novo governo era tida como temporária. A pasta foi oferecida ao PMDB, que agora a considera desidratada, devido à perda dos programas "Bom Prato" e "Viva Leite".

Visita à Folha Herman Voorwald, secretário da Educação do Estado de SP, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com João Cardoso Palma Filho, secretário-adjunto, Fernando Padula, chefe de gabinete, e Maurício Tuffani, assessor de comunicação.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Depois de adotar política de Estado quanto ao Irã, só espero que o Brasil reveja também o alinhamento com países da América Latina que desrespeitam a democracia."
DE CARLOS LERÉIA (PSDB-GO), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, sobre posição brasileira na comissão de Direitos Humanos da ONU.

contraponto

Estranho no ninho
A audiência do presidente do BC, Alexandre Tombini, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado foi realizada com a presença de um único parlamentar da oposição, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
Diante de ambiente tão confortável para a base governista, o presidente da comissão, Delcídio Amaral (PT-MS), brincou com o colega:
-Nunca tinha visto uma sessão tão produtiva, serena e silenciosa, não é, senador Aloysio?
Depois desse dia, o tucano se tornou titular da comissão, substituindo o correligionário Aécio Neves.

Nenhum comentário: