domingo, junho 20, 2010

EMÍLIO ODEBRECHT

Agricultura produtiva 

Emílio Odebrecht

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/06/10


Vivemos hoje sob a égide de um desafio mundial, que é combinar a atividade agrícola com a preservação do meio ambiente. 
O conflito decorre da necessidade cada vez maior de áreas de terra para a produção de alimentos, o que em alguns países tem levado a um desmatamento galopante. 
Esse é um fato que a todos preocupa. Mas há saídas, porque hoje o que precisamos não é de mais terra para atender ao aumento da demanda. Precisamos é produzir mais no espaço que já existe, mediante investimentos em tecnologia e na qualificação das pessoas que trabalham no campo. 
Vejam este exemplo. A Fundação Odebrecht, desde 2003, concentra sua atuação na região do Baixo Sul da Bahia. São 11 municípios, onde vivem cerca de 250 mil pessoas. O propósito da Fundação é criar um modelo de desenvolvimento integrado e sustentável, capaz de tornar próspera e dinâmica uma área rural estagnada e deficitária, mas com grande potencial ambiental. 
Através de ações educacionais e de estruturação de cadeias produtivas, o programa está contribuindo para organizar a população regional a partir de unidades-família que vivem da agricultura. O foco é em atividades econômicas vocacionais locais. Uma delas é a produção de mandioca. 
Ali, o cultivo da mandioca é uma tradição ancestral, possivelmente herdada dos tupinambás que viveram na região. A produtividade média histórica era de 9 toneladas por hectare. 
Com a formação profissional agrícola recebida pelos jovens que ajudam os pais na roça e com o apoio da Embrapa, que desenvolveu estudos e pesquisas para selecionar espécies e melhorar o manejo do plantio até a colheita, a produção passou para uma média de 25 toneladas por hectare - quase três vezes mais. 
Tenho convicção de que o mesmo princípio se aplica ao agronegócio brasileiro, hoje extremamente condicionado à produção de commodities. Se migrarmos da produção de matérias-primas para produtos de maior valor agregado, vamos mudar o perfil e a qualidade de nossa pauta de exportações – o que, obviamente, depende de mudanças nas políticas governamentais e no comportamento do setor produtivo. Mas são dois caminhos que precisamos trilhar: produzir mais, em menos terra, agregando valor ao que for produzido. 
Adicionalmente, com a redução do desmatamento, nos tornaremos elegíveis à obtenção de recursos provenientes de créditos de carbono para financiar os projetos de incremento da produtividade. É uma equação relativamente simples, que para se viabilizar, depende exclusivamente da nossa vontade.

Nenhum comentário: