domingo, novembro 29, 2009

PAINEL DA FOLHA

Lavagem a seco

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 29/11/09


O Ministério Público aguarda de olhos arregalados o julgamento, pelo STF, do habeas corpus de Sonia e Estevam Hernandes. O problema dos procuradores não é exatamente o casal fundador da Igreja Renascer, acusado de evasão de divisas e falsidade ideológica, mas sim o fato de que os ministros do Supremo decidirão se a formação de uma organização criminosa pode ou não ser considerada crime antecedente para a configuração de lavagem de dinheiro.
Se a tese for rejeitada (e falta apenas um voto favorável ao casal Hernandes), cairão por terra praticamente todas as denúncias por lavagem já feitas pelo Ministério Público, incluídos os casos do banqueiro Daniel Dantas e da Igreja Universal do Reino de Deus.


No saco. Em privado, as principais lideranças do DEM, bem como do aliado PSDB, consideram crítica a situação de José Roberto Arruda, que, segundo inquérito da PF, teria autorizado distribuição de dinheiro a deputados distritais de sua base aliada.

Caminho... A Linknet, uma das empresas apontadas como participante do suposto esquema de pagamento de propina, teve somente uma adversária no recente pregão em que levou R$ 223 milhões para prestar serviços de processamento de dados ao governo do Distrito Federal.

...livre. Na prática, não houve disputa: a proposta da outra empresa era de R$ 254 milhões, valor muito próximo ao previsto no edital.

Reincidente. Em 2007, já no governo Arruda, o Tribunal de Contas do DF apontou indícios de direcionamento em pregão semelhante. Houve nova concorrência, e a vencedora foi... a Linknet.

Túnel do tempo. Um veterano da campanha petista de 1994 critica César Benjamin pelo artigo em que afirmou ter ouvido naquele ano de Lula que este havia tentado "subjugar" um colega de cela durante a ditadura: "O Lula de 94 não é o Lula de hoje".

Off. Comunicado do chefe de gabinete Gilberto Carvalho informa que, a partir de agora, os ministros não poderão usar nenhum equipamento eletrônico em audiências com o presidente. Os aparelhos devem ser deixados na portaria ou com ajudantes de ordem.

Sambódromo. A festa de fim de ano do PT, no próximo dia 8 em Brasília, será animada por Neguinho da Beija Flor. Segundo o partido, Lula já confirmou presença.

Vertical. Aliado aos tucanos em São Paulo, o secretário-geral do PTB, Campos Machado, defenderá que o partido adote uma posição única em 2010, impedindo que cada diretório estadual decida qual candidato a presidente irá apoiar. "A liberação é o caminho da prostituição política", diz o deputado estadual.

Profundezas. Ciente da divisão do PTB entre os engajados na campanha de Dilma Rousseff (PT) e a ala inclinada a apoiar o PSDB, o presidente da sigla, Roberto Jefferson, adota posição mais cautelosa: "No momento, estou escondido na camada pré-sal".

Sem fim. No Rio de Janeiro, a disputa dentro do campo lulista não termina na candidatura ao governo. A solução pacificadora seria entregar uma das vagas ao Senado a Lindberg Farias (PT), que assim sairia do caminho de Sérgio Cabral (PMDB), e a outra a Marcelo Crivella (PRB). Mas, no lugar de Crivella, a ala peemedebista boa de briga quer emplacar Jorge Picciani.

Bonde. Tudo caminha para que Dilma tenha em Alagoas um palanque formado por Fernando Collor (PTB) para o governo e Renan Calheiros (PMDB) e Ronaldo Lessa (PDT) para o Senado. Do outro lado, o candidato presidencial do PSDB contaria com o correligionário Téo Vilela, que tentará a reeleição.
com SÍLVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS

Tiroteio

Se ele ler os jornais, perceberá que o governo não está exagerando na dose.
Do deputado FERNANDO FERRO (PT-PE), refutando as críticas do controlador-geral da União, Jorge Hage, ao projeto do Executivo que pretende limitar a atuação do TCU na fiscalização de obras públicas.

Contraponto

Pendurada no cipó


Em 9 de novembro, Dilma Rousseff esteve no município baiano de Cipó. No dia seguinte, que terminou com um apagão em 18 Estados brasileiros, o petista José Roberto subiu à tribuna da Câmara para rememorar a visita e exaltar as qualidades da "candidata do Lula".
-Mãe do Luz para Todos!- começou o vereador.
Mais adiante, uma nova qualificação:
-Mulher de energia!
Por fim, a versão mais poética:
-Mulher de luz!
No exato momento em que José Roberto encerrou seu longo discurso, o breu se instalou no plenário.

Nenhum comentário: