quinta-feira, outubro 08, 2009

PANORAMA POLÍTICO

O fiel da balança

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/10/09

A oposição está nas mãos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), na votação, na Comissão de Relações Exteriores, do ingresso da Venezuela no Mercosul . O relatório contra do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tem oito votos, enquanto dez são a favor. A oposição espera que Sarney, que é um crítico de Chávez, mude um voto, o que levaria o presidente da comissão, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), a desempatar. Sarney vai ajudar o governo ou seguir sua convicção pessoal?

Livro vai contar a vida de Dilma

Seguindo uma das regras mais elementares do marketing político, a coordenação informal da campanha da ministra Dilma Rousseff decidiu lançar um livro contando a vida da candidata do PT à Presidência da República. A publicação será um instrumento de trabalho político para Dilma entre março, quando deixará o governo, e junho, quando os partidos fazem as convenções para oficializar seus candidatos. "É preciso uma versão oficial da vida dela, como fez o Obama nos Estados Unidos", comentou um dos mais próximos colaboradores da ministra. A única coisa que falta decidir é se a obra terá autor ou será autobiográfica.

Vamos reunir a direção ampliada do PDT, em novembro, para aprovar um indicativo de apoio à candidatura da ministra Dilma Rousseff" - Carlos Lupi, ministro do Trabalho e presidente do PDT

COMEÇOU A FESTA. Candidato à reeleição, o governador José Roberto Arruda (DF) anunciou que vai reduzir o IPVA e não reajustará o IPTU em 2010. Pesquisa Ibope, que ouviu 2.500 pessoas, de 1º a 5 de outubro, deu Arruda, com 44%; Joaquim Roriz, 33%; e Agnelo Queiroz, 9%. A sucessão presidencial em Brasília está assim: Ciro Gomes, 25%; José Serra, 15%; Heloisa Helena, 13%; Dilma Rousseff, 12%; e Marina Silva, 11%.

Quem come não tem direito à palavra

Aconteceu ontem na comissão que debate o projeto de partilha. A reunião tinha começado às 12h30m e se encaminhava para seu final às 15h30m. O relator Henrique Alves (PMDB-RN) estava faminto, quando chega o tucano João Almeida (BA) e pede para falar. Protestos. O bem humorado presidente da comissão, Arlindo Chinaglia (PT-SP), sentenciou: "Quem já almoçou não tem direito de falar". E encerrou os trabalhos.

O PSDB leva a melhor. O PSB perde

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), venceu queda de braço com o governador socialista Eduardo Campos (PE). Ambos disputavam a filiação do ex-governador da Paraíba Cassio Cunha Lima. Guerra conseguiu convencer Cassio a ficar no PSDB. Seu principal argumento foi o de que Ciro Gomes (PSB) não manteria sua candidatura a presidente até o fim. Ao ficar com os tucanos, Cassio tirou dois deputados federais e cinco deputados estaduais do PSB.

DEPOIS DO PDT, será a vez de os deputados e senadores do PR se encontrarem com a ministra Dilma Rousseff. No encontro, na próxima terça-feira, estarão presentes também o governador Blairo Maggi (MT) e o ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

O GOVERNADOR Alcides Rodrigues (PP) quer lançar à sua sucessão o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO).

O COMITÊ Rio 2016 esclarece que o rugby e o golfe serão disputados nas Olimpíadas do Rio, e não nos Jogos de Londres em 2012. A inclusão do futsal e outros esportes só poderão ser tentados para 2020.

Castigo

Seis fiscais do Ibama do Rio foram demitidos há 13 dias, acusados de corrupção, após conclusão de processo administrativo. Presos em 2006, na Operação Euterpe, da PF, eles recebiam propina para conceder licenças ambientais.

Bombeiros

Os deputados João Paulo Cunha e José Mentor, do PT paulista, puxaram, anteontem, o socialista Márcio França para uma conversa no café da Câmara. Tentaram minimizar as declarações de Marta Suplicy contra Ciro Gomes.

Nenhum comentário: