sexta-feira, outubro 09, 2009

PAINEL DA FOLHA

Combustível novo

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 09/10/09

ONGs ligadas ao MST que receberam R$ 115 milhões do Incra nos últimos cinco anos também têm contratos com a Petrobras. A lista de entidades beneficiadas inclui as chamadas Ematers, que tocam projetos de assistência técnica para pequenos agricultores; a Asbraer, associação que representa as Ematers nacionalmente; e as Federações de Trabalhadores na Agricultura nos Estados, que agregam sindicatos rurais, a maioria sob o guarda-chuva da CUT.
Os recursos chegam às ONGs por meio de projetos de biodiesel. À frente da Petrobras Biocombustível está o petista Miguel Rossetto, ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, pasta à qual o Incra se subordina.




Ficha 1. O dirigente do MST Paulo Albuquerque, que coordenou a invasão à fazenda da Cutrale, já teve prisão decretada pela Justiça de São Paulo em 2005, junto de um grupo liderado por José Rainha Jr. À época, a juíza Adriana Nolasco da Silva alegou ameaça à ordem pública.

Ficha 2. Em julho passado, Albuquerque comandou invasões a sedes do Incra, incluindo a da capital paulista. Na época, o MST acusava o órgão de não cumprir metas de assentamento nem investir em outros mais antigos.

Na cara do gol. Dilma Rousseff não mencionou nenhuma vez as palavras mágicas Copa e Olimpíada durante mais de uma hora de balanço do PAC. Apenas quando jornalistas puxaram o assunto a ministra da Casa Civil falou a respeito dos eventos que o Brasil vai abrigar respectivamente em 2014 e 2016.

Mantra. A frase mais repetida pelos peemedebistas que participaram de jantar com a candidata do PT na terça-feira foi proferida pelo deputado Jader Barbalho: "Com o Lula nós podemos fazer adesão. Com a Dilma só podemos fazer aliança". Traduzindo: no eventual futuro governo, o partido reivindicará mais, muito mais do que tem hoje.

Eu não. Michel Temer diz que não pretende pedir intervenção no diretório paulista do PMDB, comandado por Orestes Quércia. O presidente nacional da sigla trabalha para ser vice de Dilma. Quércia está com José Serra (PSDB).

Pode vir quente. Não obstante a declaração pacificadora de Temer, Quércia afirma estar pronto para o que der e vier: "Já tentaram intervir em São Paulo uma vez, e eu ganhei na Justiça".

Sutura. O ferimento que rendeu a Lula cinco pontos no indicador da mão esquerda foi feito quando o presidente tentava consertar uma torneira no hotel em que ficou na Suécia. Não conseguiu.

Base. Dilma se reúne com prefeitos e vice-prefeitos do PT no dia 7 de novembro em Guarulhos, maior cidade sob o comando do partido em São Paulo. Em pauta, a mobilização das administrações petistas para a campanha de 2010.

Se vira... E nos dias 11 e 12 de novembro uma frente coordenada pelos petistas Emídio de Souza, de Osasco, e Eduardo Pereira, de Várzea Grande, realizará a Marcha Paulista em Defesa dos Municípios, com uma lista de cobranças a José Serra.

...nos 30. Há reivindicações em todas as áreas da administração. Os prefeitos tentam dissipar o caráter político do evento, a ser realizado na Assembleia, dizendo que Serra e secretários receberão a pauta previamente e serão convidados a participar dos debates.

Em coro. O senador Pedro Simon e o deputado Eliseu Padilha afinaram o discurso quanto à data para o PMDB deixar o desgastado governo de Yeda Crusius (PSDB-RS): ambos agora dizem que isso deve acontecer quando o partido escolher seu candidato (José Fogaça ou Germano Rigotto) à sucessão estadual.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

É inadmissível a restituição do IR ser usada para resolver problemas de caixa. Isso não é reflexo da crise, e sim da farra com o dinheiro público.


Do deputado EDUARDO SCIARRA (DEM-PR), sobre o atraso no pagamento das restituições, revelado pela Folha.

Contraponto

Love is in the air Ao final de reunião na terça-feira sobre os projetos do marco regulatório do pré-sal, Dilma Rousseff foi abordada pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que pediu um dedo de prosa a sós com a ministra.
Quando os dois se afastavam dos demais participantes do encontro, Gabrielli passou o braço sobre os ombros de Dilma. Diante da cena idílica, um líder aliado não resistiu e comentou com os dois:
-Até que, entre tapas e beijos, vocês estão bem!
Gabrielli, que ao longo da convivência colecionou uma série de refregas com Dilma, respondeu com bom humor:
-Ah, muito mais beijos do que tapas!

Nenhum comentário: