sexta-feira, outubro 09, 2009

NELSON MOTTA

Resenha portenha


O ESTADO DE SÃO PAULO - 09/10/09

Mais gostoso do que ganhar a sede da Olimpíada, só mesmo assistir pela televisão, num bar de Buenos Aires, cercado de amigos argentinos. E depois, em todos os lugares, receber cumprimentos, que retribuo com sinceros "bienvenidos". A coisa está preta no Rio da Prata, coitados, e resisto a qualquer gozação.

Com sua seleção com um pé no abismo, adorariam trocar Maradona por Dunga, assim como cambiam dois pesos por um real. E ainda dariam Messi de troco. Embora em corrupção e políticos safados estejamos empatados, eles trocariam de bom grado dez Cristinas por um Lula. O casal Kirchner está cada vez mais para Rosinha e Garotinho do que para Perón e Evita.

Além da gastança populista e do autoritarismo, a intimidade com Chávez e suas malas de dinheiro foi um fator decisivo para a fragorosa derrota do casal K nas últimas eleições parlamentares. Abriram guerra contra os meios de comunicação, estatizaram os direitos das transmissões de futebol na televisão, brigaram com os produtores rurais, a maior fonte de riqueza do país, chafurdaram na crise econômica, estão com o FMI bufando no seu cangote, a inflação, a pobreza e a criminalidade crescem, as estatísticas não são confiáveis, a Argentina parece o Brasil, ontem. Seria um efeito Orloff Revertido?

É a paixão nacional pelo confronto, que já fez a Argentina chorar tanto, a opção kirchnerista pela "democracia plebiscitária" do quem-não-está-conosco-está-contra-nós. Uma medonha cruza de Bush com Chávez. Não por acaso, mas por paixão, eles são os criadores do tango. E foram à guerra contra a Inglaterra. Ou será porque são o maiores consumidores de carne vermelha ? mejor del mundo, por supuesto ? do planeta? Neste caso, a Índia vegetariana deveria ser de uma harmonia e um pacifismo entediantes. O Paquistão que o diga.

Por essas e outras, a Argentina tem o maior número de psicanalistas per capita do mundo, e não lhes faltam clientes. Afinal, uma das melhores definições de "ego" que conheço é: um argentino pequenininho que vive dentro de cada um de nós. Mas apesar de tudo, assim como o Rio de Janeiro, Buenos Aires continua linda.

Nenhum comentário: