quarta-feira, agosto 26, 2009

TODA MÍDIA

Até segunda, confusão

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/08/09

No alto do UOL e da Reuters Brasil, ao longo do dia, "Definição sobre exploração do pré-sal sai segunda, diz Lula". Porém no destaque do G1, portal da Globo, "Eu errei, diz Lula sobre valor destinado à União". Da Folha Online, "Após errar, Lula constrange Aloizio Mercadante e menciona correção pelo Twitter". Até ele faz piada com a renúncia "irrevogável".
Sobre o marco regulatório, a Reuters despachou e foi a notícia de maior repercussão sobre Brasil no Google News, ao longo do dia, que o "Governo avalia se cobra royalties no pré-sal", foco das divergências. Em "exclusiva", o ministro de Energia declarou que, "se houver cobrança, todos os Estados receberiam os recursos, não apenas os produtores", mas para tanto será preciso mais um projeto de lei, o quarto.

ELDORADO PETROLEIRO
Sob o título "Poço no Brasil põe Shell em boa posição" (spot), o "Wall Street Journal" deu longa reportagem anunciando que a "Royal Dutch Shell vai oficialmente se juntar hoje [ontem] a um grupo seleto de multinacionais que extraem petróleo no Brasil e espera que o projeto", no campo Parque das Conchas, na Bacia de Campos, "sirva de porta de entrada para uma das mais cobiçadas reservas do mundo", o pré-sal. O "Valor" deu na submanchete, "Pré-sal, um Eldorado para multinacionais".
O mesmo "Valor" informou que "algumas companhias petroleiras", convidadas para a cerimônia do pré-sal na segunda, "podem faltar". Estão "irritadas" por não terem participado da discussão do marco regulatório.

A EXXON É VERDE?
A revista "Forbes" anunciou a Exxon como "a empresa verde do ano", na capa, por sua aposta em gás natural no Qatar . Mas sites de mídia como o CJR já questionam, dizendo não passar de "window dressing", exposição enganosa

OUTRAS MARAVILHAS
Já vem de algumas semanas, andou até pelo site do "New York Times", e voltou ontem às agências uma votação mundial das sete maravilhas naturais. Entre os concorrentes estão, do Brasil, junto com outros, a floresta amazônica e as cataratas do Iguaçu. Também entre os pré-selecionados no painel chefiado por um ex-presidente da Unesco, o mar Morto, que precisou de entendimento entre Israel e a Autoridade Palestina, o Grand Canyon, a Grande Barreira de Coral (Austrália) e o Vesúvio.
A escolha é realizada no site New 7 Wonders, de um "aventureiro suíço", e só deve terminar no ano que vem, quando se espera que atinja um bilhão de votos.

DE VOLTA AOS JUROS
Na primeira página do "Financial Times", "Israel eleva as taxas de juros", com seu banco central, dirigido por Stanley Fischer, sendo "o primeiro" pós-crise.
No mesmo "FT", a coluna Lex alerta que o movimento de Israel, "deixando a ordem unida", poderá ser seguido por bancos centrais de outros países de "leve recuperação", listando a Noruega, a Coreia do Sul e a Austrália.

DOS EUA AOS BRICS
Ontem Obama indicou Ben Bernanke para novo mandato no BC americano -e o "Wall Street Journal" postou, logo abaixo na home page, como o "Dólar vem de forma estável perdendo influência".
Avisa que "a economia dos EUA pode estar dando sinais de recuperação, mas o futuro do dólar segue em questão". E ouve investidores privados "cada vez mais confortáveis" nos quatro Brics.

TELES NOVAS?
Enquanto os portais Terra, da Telefônica, e iG, da Oi, seguiam passo a passo as notícias de "Lina e Dilma", o portal, G1, da Globo, mudou sua manchete subitamente para "Aneel aprova internet e TV por assinatura via rede de energia". A agência de energia liberou "distribuidoras" para a concorrência com as teles.

"CORREÇÃO"
A Reuters despachou, "Pênis de girafa de Lego é roubado na Alemanha", de manhã. À tarde, novo despacho "informa que a parte roubada foi a cauda"

Nenhum comentário: