quarta-feira, agosto 26, 2009

MÔNICA BERGAMO

MUTIRÃO DA DILMA

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/08/09

A equipe da pré-campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT-RS) à Presidência está fazendo uma batelada de pesquisas qualitativas para testar a ministra. Eleitores de todo o país, de várias idades, escolaridades e níveis de renda, estão sendo convidados a se reunir em grupos para ver vídeos em que Dilma aparece discursando ou dando entrevistas. Os selecionados para as discussões são eleitores de Lula hoje indecisos e outros que já votaram tanto no PT quanto no PSDB.

CONTRAPESO
As pesquisas capturaram que Dilma "corre o risco" de ser vista como antipática e arrogante pelos eleitores - característica que poderia compensar com seu lado "técnico, racional, competente", diz um dos assessores que analisaram os primeiros resultados. Com exceção das pessoas de baixa escolaridade e renda, que "fecham" com Lula, o apoio do presidente a ela terá "importância secundária" na definição do voto, dizem os eleitores dos grupos.

UMBIGO
A equipe de Dilma também testou José Serra (PSDB-SP), seu provável adversário em 2010. Com imagem de bom administrador, ele teria um calcanhar de aquiles: a ligação umbilical com Fernando Henrique Cardoso, que tem rejeição alta.

SELO
Alívio: a pesquisa tem mostrado que a imagem de "mentirosa" que a oposição tenta pregar em Dilma não colou entre os eleitores dos grupos. FOI POR MEDO DE AVIÃO Que Marina Silva, que nada! O que interessa atualmente ao PV "é saber onde está o Belchior", diz o presidente nacional da legenda, José Luiz Penna. O cantor é filiado ao partido. "Quem sabe a gente não lance o Belchior para o Senado? Pelo menos assim ele não desaparecerá mais", acrescenta o dirigente. O cantor está desaparecido, sem dar notícias nem mesmo à família há dois anos.

QUEM MANDA
E o PV decide hoje se dará à senadora Marina Silva (AC) as dez cadeiras que ela pediu na comissão política de 21 pessoas que definirá as diretrizes do partido. A legenda ficaria com as outras 11. ALÔ, MAMÃE! Como forma de prevenção à gripe A (H1N1), a prefeitura contatou cerca de 80 mil grávidas que fazem pré-natal na rede pública de saúde da capital, em visitas domiciliares (44%), por telefone (22%) e durante consultas (34%), para dar dicas de higiene e precaução. As futuras mães que apresentaram sintomas foram encaminhadas para atendimento médico.

Nenhum comentário: