quarta-feira, agosto 26, 2009

PAINEL DA FOLHA

Memória seletiva

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/08/09

Embora o GSI diga que ‘as especificações do contrato’ do sistema de segurança do Planalto impeçam o armazenamento de imagens por mais de 30 dias, é o próprio palácio, e não a empresa fornecedora dos equipamentos, quem gerencia o conteúdo gravado.
Adquirido por R$ 3,2 milhões em 2004 da Telemática, o sistema, com 225 câmeras, reúne o que há de mais moderno em tecnologia de segurança no país. Quem o conhece desconfia da explicação fornecida pelo GSI. Um dos motivos é que o prazo de 30 dias se refere apenas à memória de cada câmera, mas essa não é a única etapa de arquivamento dos dados, geralmente transferidos para outra plataforma.

Além da prancheta - No mesmo pacote, foram adquiridas da Telemática câmeras que fotografam a entrada de carros nas cancelas do palácio. Para deslocamentos em áreas consideradas restritas, são usados cartões com dados biométricos do portador.

Retiro - Nesta semana, Dilma Rousseff só está despachando em casa e sobre um único assunto: pré-sal, cujo marco regulatório será anunciado com pompa na segunda.

Nervos - Em meio ao acalorado bate-boca com Eduardo Suplicy (PT-SP) ontem no plenário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI) mandou que enviassem ao petista um copo de suco de maracujá.

Stand up - De um senador do bloco de apoio ao governo, sobre o cartão vermelho para Sarney exibido por Suplicy na tribuna: ‘São os movimentos históricos, individuais e sempre eficientes do Suplicy’.

Menas - A primeira versão mostrada a Lula da carta em que pede que Aloizio Mercadante fique na liderança do PT continha mais elogios ao senador. O presidente pediu uma desidratada no texto.

Postal - Na passagem por São Bernardo do Campo, Lula foi conhecer o gabinete de Luiz Marinho (PT). Ao ver o imenso painel com foto da cidade ao fundo da sala, aproveitou para cutucar seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert: ‘Bem que você podia fazer uma dessas em Brasília para mim!

Sondagem - Guido Mantega (Fazenda) telefonou para o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), para conversar sobre o pré-sal. Ouviu um pedido aberto pela compensação aos Estados produtores devido ao ‘impacto social e ambiental’ da prospecção dos novos campos.

Pilatos - Ganhou força no grupo que finaliza os projetos do pré-sal a ideia de deixar a cargo do Congresso definir eventual compensação a Estados e municípios. ‘Isso é querer que esse debate empaque como a reforma tributária’, protesta Hartung.

Leitura de bordo - Exemplares de ‘Companheiro Delúbio’, a recém-lançada revista do tesoureiro do mensalão, foram distribuídos em quantidade generosa aos petistas que participaram, ontem no Congresso, do lançamento da candidatura de José Eduardo Dutra à presidência da sigla.

Piada pronta - Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um projeto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) para estabelecer o ‘dia do quadrilheiro’. Aquele que dança quadrilha, bem entendido.

Tiroteio

Duvido que o PT peça meu mandato na Justiça. Aí haveria sentença provando que o partido traiu seu estatuto, e muitos poderiam sair.
Do senador FLÁVIO ARNS (PR), que anunciou sua saída do PT, sobre a ameaça da disposição da direção partidária de requerer seu mandato na Justiça Eleitoral.

Contraponto

Exclusividade perdida

No final da tarde de ontem, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chegava ao Palácio da Alvorada para reunião com Lula quando foi abordado por um pequeno grupo de repórteres, que de imediato lhe perguntaram se o assunto do encontro era a liberação de emendas parlamentares, demanda permanente do Congresso.
- Não sei. O presidente me chamou, e eu vim_ desconversou Paulo Bernardo, já seguindo seu caminho.
- O senhor fala com a gente na saída?
- Lógico_ respondeu o ministro.
Ao que um dos repórteres emendou, preocupado:
- Não põe nada no Twitter, tá? Fala só com a gente...

Nenhum comentário: