quarta-feira, agosto 26, 2009

BRASÍLIA - DF

Duas éticas na Receita


Correio Braziliense - 26/08/2009


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não deixará pedra sobre pedra na Receita Federal. Continua sendo responsabilizado pela crise no órgão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que o ministro errou feio ao escolher Lina Vieira para substituir Jorge Rachid. Para consertar o estrago, Mantega substituirá todos os que não aceitarem o comando do novo secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, prestigiando o antigo grupo de Rachid.

É bom lembrar que a crise começou porque o grupo de Lina resolveu passar a limpo a contabilidade das maiores empresas do país, a começar pela Petrobras. É um caso clássico de choque entre a “ética das convicções” e a “ética da responsabilidade”, que sempre opõe os políticos à alta burocracia. De um lado, Guido Mantega e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), para os quais os objetivos de Lula são o que mais importa. De outro, a burocracia da Receita, com a responsabilidade de zelar pela legitimidade dos meios, a começar por princípios de equidade e impessoalidade na máquina arrecadadora. Por essa razão, a crise na Receita não acabará tão cedo.


Pluft// Alô, alô, fantasmas do Senado: começa amanhã o recadastramento de todos os servidores da Casa. O número de funcionários é desconhecido por conta de atos secretos, gatos na folha de pagamento e outros expedientes. Mas nada de pânico: o recadastramento pode ser feito pela internet.

Triplicou


O custo da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, será o triplo do que foi orçado, em 2006, segundo o gerente do projeto, Glauco Colepicolo Legatti, em depoimento à CPI da Petrobras no Senado. Ele negou superfaturamento ou sobrepreço pela Petrobras, mas admitiu que o custo da obra subiu de US$ 4 bilhões para
US$ 12 bilhões.

Cabresto


Argumento do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) para obter o apoio do PT a sua candidatura ao Senado: controla o quarto maior diretório do PMDB, com 52 delegados na convenção nacional. Será no encontro que o PMDB decidirá se os esforços do presidente Lula pelas alianças regionais serão suficientes para garantir o apoio da legenda à ministra Dilma Rousseff.

Retaliação


Maldade governista no blog Amigosdopresidentelula: “A ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira viajou a serviço para Natal para participação no evento 200 anos da Alfândega Brasileira, em 19 de dezembro de 2008. Nesse dia, Dilma Rousseff estava no Rio de Janeiro, na sede da Petrobras, pela manhã, e de tarde, quando retornou a Brasília, Lina Vieira já havia viajado para Natal, por isso não houve encontro”. Como o evento ocorreu somente na segunda-feira, dia 22, segundo o blog, a ex-secretária viajou na sexta-feira, dia 19, e teria cobrado três diárias, incluindo o sábado e o domingo, indevidamente.

Calote



Segundo o presidente do Democratas, o deputado Rodrigo Maia (foto), 15 mil funcionários da extinta Varig estão impedidos de receber os direitos trabalhistas há mais de três anos por causa da intervenção do governo no fundo de pensão Aerus-Varig. O parlamentar fluminense culpa a Secretaria de Previdência Complementar, que desde então só libera 8% dos proventos aos aposentados.

Castelão


Sem partido desde que deixou o DEM durante o episódio do castelo, em fevereiro, o deputado Edmar Moreira (MG) assinou a ficha de filiação ao PR. Seu suplente, Carlos Alberto (DEM-MG) ainda tenta conseguir, no Tribunal Superior Eleitoral, o mandato de Moreira por infidelidade partidária.

Centralismo



A executiva nacional do PDT se reúne hoje em Brasília na tentativa de apaziguar os ânimos de seu diretório na Bahia, dividido entre o apoio ao PT do governador Jaques Wagner ou ao PMDB do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Presidente estadual do partido, o deputado Severiano Alves foi enquadrado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi (foto), e deve aderir à base de Wagner.


Foi/ O senador Flávio Arns entregará até amanhã na Justiça Eleitoral de Curitiba e no diretório municipal do PT a documentação pedindo seu desligamento do partido, bem como uma cópia para a executiva nacional petista. O PT terá 30 dias para pedir o mandato do dissidente, que ontem era cortejado pelo PV paranaense.

Certidão/ Derrotado por 10.479 votos — num colégio de 5,3 milhões de eleitores — na disputa para o governo do Paraná, em 2006, o senador Osmar Dias (PDT) será o ponta de lança na defesa da inclusão do voto impresso no projeto de minirreforma eleitoral. As cédulas de papel seriam usadas para aferir a precisão da contagem dos votos.

Malhação/ Apesar da carta em que pediu a permanência do líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não perdoou o petista por sua atuação na crise do Senado. O paulista foi alvo de críticas de Lula na reunião de anteontem com peemedebistas.

Memória/ A explosão da bomba na sede da OAB Nacional, no Rio de Janeiro, que vitimou a funcionária da entidade dona Lyda Monteiro, completará 29 anos amanhã. Na sala onde ocorreu o atentado terrorista funciona a sede do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), cujo presidente, Henrique Cláudio Maués, propôs ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que o Conselho Federal da entidade se reúna uma vez por ano no local.

Nenhum comentário: