quarta-feira, agosto 26, 2009

PAULO ROBERTO FALCÃO

O prazer de ver

ZERO HORA - 26/08/09

Um amigo me perguntou quais os jogadores em atividade no futebol brasileiro que me dão prazer por vê-los jogar. Sinceramente, não são muitos. Não cheguei a fazer uma pesquisa com todos os clubes. Posso estar esquecendo de alguém, mas, pelos jogos que vi do Brasileirão, fico com quatro nomes apenas: Hernanes, do São Paulo; Guiñazu, do Inter; Victor, do Grêmio; e Kléberson, do Flamengo. Não estou dizendo que esses jogadores são os melhores, nem que são os destaques do campeoanto. Hernanes, inclusive, estava na reserva do São Paulo recentemente, agora é que está recuperando seu melhor futebol. Kléberson está lesionado.

Por que gosto deles? Hernanes é o jogador de meio campo mais completo do futebol brasileiro atualmente. Bate bem com os dois pés, faz a bola andar, parte para o drible quando é necessário, marca sem fazer muitas faltas e aparece na frente com frequência. É o volante que desempenha todas as funções do setor. Kléberson também joga neste time, sabe marcar e sair para o jogo, aparece de surpresa na frente, corre muito e joga com objetividade. Sempre me agrada.

Guiñazu tem um estilo bem diferente, mas é gratificante ver o seu espírito de luta, a sua entrega ao jogo, a pressão que faz sobre os adversários. Ele passa o tempo todo correndo, lutando para tirar a bola do outro time, forçando o erro e estimulando os próprios companheiros. E Victor amadureceu muito, é um goleiro seguro, tem muito reflexo e ajuda bastante na saída de jogo. Não dá balão, dá no máximo um dirigível, pois quase sempre que opta pelo chute para a frente o faz na direção de algum companheiro. Quando pode, lança com a mão. É merecida sua convocação para a Seleção Brasileira.

Paro por aqui, embora reconheça qualidades de vários outros jogadores como Diego Souza, Guiñazu, Sandro, Kléber, do Cruzeiro, e mais alguns. Mas eles não estão neste grupo restrito de atletas que exigem a atenção do espectador sempre que participam de algum lance.

Volta

O Santos é inferior ao Internacional, tanto o time quanto o grupo. Mas esta é uma constatação teórica, embora baseada nos valores individuais e nas campanha. O que vale mesmo é como os dois times se comportarão em campo, esta noite.

Nenhum comentário: