domingo, setembro 22, 2013

Contorcionismo eleitoral - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 22/09

O PSB nacional, mesmo se decidindo pela candidatura própria na eleição presidencial, segundo sua direção, “não vai constranger os companheiros” dissidentes. Os principais aliados do governador Eduardo Campos consideram que em eleições modernas o que pesa mais é a campanha na TV. Por isso, os socialistas não pretendem, nos estados, “inviabilizar palanques duplos” com o PT. 

Novidade: o PMDB está unido 
Os líderes do PMDB na Câmara e no Senado estão marchando para o mesmo lado. Os principais dirigentes do partido chegaram a um consenso. Se o Ministério da Integração Nacional ficar com o PMDB, o cargo será ocupado por um senador. Entre estes, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Vital do Rêgo (PB), está na “pole-position’ O presidente do Senado, Renan Calheiros, o líder da bancada, Eunício Oliveira, e o líder do governo, Eduardo Braga, estão fechados com sua indicação. O PMDB espera fazer também o comando da Sudene e da Sudeco. Nos Portos, creem que será nomeado técnico, sem filiação partidária, ligado ao governador Cid Gomes. 

Ninguém tasca 
O PMDB não acredita que poderá voltar ao comando da Chesf. Avalia que a presidente Dilma fará questão de indicar seu dirigente. No partido, ninguém lamenta, dizem que todas as estatais do setor elétrico viraram apêndice da Eletrobras. 

“Entre a seca e a água, pela prmeira vez, o PMDB vai preferír a seca” 

Lúcio Vieira Lima Deputado (PMDB-BA), sobre a preferência de seu partido pelo Ministério da Integração Nacional em vez da Secretaria dos Portos 

Bomba ambulante 
Olavo Noleto, subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, acaba de colocar o Planalto em novo constrangimento. Idaílson Macedo, demitido por suposto envolvimento com grupo acusado pela PF de má gestão de recursos, era ligado a ele. Noleto quase foi demitido por relação mal explicada com Carlos Cachoeira. 

Fazendo a corte 
Sem José Serra no partido, o PPS se encaminha para apoiar Eduardo Campos (PSB) a presidente. No PV, partido pelo qual Marina Silva disputou a Presidência em 2010, também há muita simpatia pelo apoio ao socialista. 

A regra do jogo 
Os mensaleiros não são os únicos réus que lutam para postergar o cumprimento de suas penas e, mesmo condenados, não irem para a cadeia, A cúpula do Banco Nacional, que em 1994 sofreu intervenção do Banco Central, teve êxito até agora. O processo começou em 1997 e, em 2002, foram condenados. Três deles pegaram mais de dez anos de cadeia e continuam livres, leves e soltos. 

Como será o amanhã? 
Marina Silva se reunirá quinta-feira com o presidente do PEN, Adilson Barroso, para dar resposta quanto à filiação ao partido. Barroso acha improvável a criação da Rede e aposta que Marina concorrerá a presidente pelo PEN. 

Trabalhismo virtual 
Trabalhistas contam que o presidente do PDT, Carlos Lupi, em vez de explicar as denúncias de irregularidades no Ministério do Trabalho, adotou discurso da conspiração, que está sendo vítima de golpe, evocando Jango e Getulio Vargas. 

SÓ CRAQUES. O PSDB filiou mais dois atletas para concorrerem em 2014: o jogador de futebol Dirceu Lopes e Leila, do vôlei. 

Nenhum comentário: