terça-feira, julho 03, 2012

Tutu à mineira - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 03/07


A Executiva Nacional do PSB pode definir amanhã a intervenção em Belo Horizonte (MG), para garantir a aliança com o PT. O presidente da sigla e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que bancou o divórcio entre PSB e PT em Recife, Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), defende a manutenção do acordo na capital mineira. Mas o prefeito de BH, Márcio Lacerda, avisou que desistirá da reeleição caso haja intervenção. Os candidatos a vereador ameaçam renúncia coletiva.

Devagar Ao defender que o PSB cumpra acordo com o PT e faça aliança também na chapa de vereadores, Eduardo Campos evita queimar todas as caravelas com o partido de Lula e Dilma Rousseff, deixando uma janela para manter a aliança em 2014.

Viés tucano Já Lacerdaprefere manter a aliança com Aécio Neves (PSDB), que, segundo as pesquisas, é um cabo eleitoral mais forte na cidade que qualquer petista.

Às turras Também fogem da tradicional cordialidade mineira as relações entre o prefeito da capital e o presidente estadual do PSB, o ex-ministro e lulista de carteirinha Walfrido dos Mares Guia.

Top Gun Brincadeira ouvida ontem no governo, depois que o sobrevoo de um caça da FAB estilhaçou janelas do STF: "Foi só um ensaio. Quando voltar da Venezuela, o José Dirceu vai mandar uma esquadrilha para impedir o julgamento do mensalão".

Diplomacia Dilma conversa hoje com o presidente da Câmara, Marco Maia (RS). Quer evitar que o petista coloque em votação projetos polêmicos, como a redução de jornada de enfermeiros, e a obrigue a vetá-los na eleição.

Antropofagia Em Mendonza, Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador) defenderam sanções econômicas ao Paraguai, mas a anfitriã Cristina Kirchner objetou: "Não se combate os canibais os comendo".

Tapetão 1 A pedido do PT, a TV Record tenta reprogramar série de sabatinas em dupla entre candidatos à prefeitura paulistana, que começa na segunda. O partido alega que o sorteio de datas foi feito antes do desembarque de Luiz Flávio D'Urso (PTB) e Netinho de Paula (PC do B).

Tapetão 2 Fernando Haddad debaterá com Carlos Gianazzi (PSOL), que lhe foi hostil em debate da ONG Nossa São Paulo. PSOL e o PPS resistem à mudança.

Infiltrado O são-paulino Fernando Haddad almoça amanhã com a diretoria do Palmeiras, time para o qual torce o tucano José Serra. Antes o petista vai visitar as obras da Arena Palestra.

No pé O Sinesp, sindicato de diretores de escolas de São Paulo, fechou o Retrato da Rede, pesquisa com indicadores do ensino municipal. Pela primeira vez haverá nota para a gestão: o ex-secretário Alexandre Schneider, vice de Serra, recebeu média 3,5 da entidade, ligada ao PT.

Acelerador 1 De olho nos efeitos da crise econômica, Geraldo Alckmin convocará seu secretariado para reuniões setoriais a partir de amanhã, nas quais cobrará mais celeridade na execução orçamentária e acompanhará o andamento dos programas lançados em 2011.

Acelerador 2 O Estado virou o ano com restos a pagar de R$ 6 bilhões, e muitas pastas descumprem metas de 2012. Serão quatro encontros, envolvendo secretarias de infraestrutura, segurança, área social e áreas ''meio''.

Visita à Folha Márcio Thomaz Bastos, advogado e ex-ministro da Justiça, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Tiroteio

Esta é a prova mais evidente até agora de envolvimento de um partido com Carlinhos Cachoeira: é o mensalão de Palmas.

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAUJO (PE), sobre vídeo em que o prefeito Raul Filho (PT) negocia recebimento de dinheiro com o contraventor.

Contraponto

Vigilante do peso

Novato em campanhas, o candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB), Alexandre Schneider (PSD), apareceu para sua primeira entrevista depois de escolhido trajando uma camisa branca com listras azuis.

Imediatamente foi advertido por Serra:

-Essa sua camisa não vai ficar bem na TV.

Em seguida, o tucano completou:

-Eu até tenho uma camisa lisa no carro. Mas, como sou mais magro que você, ela não vai servir.

Schneider -que está de regime, virou vegetariano e adotou a bicicleta para se deslocar- deu um sorriso amarelo.

Nenhum comentário: