terça-feira, julho 03, 2012

Nova rota - MARCIA PELTIER

JORNAL DO COMMÉRCIO  - 03/07

A região Norte registrou, em cinco anos, o maior crescimento percentual (243%) do número de empresas, de 193 mil para 663 mil, segundo o IPC Maps. O Nordeste aparece em seguida, com alta de 167%, de 884 mil para 2,361 milhões, entre 2007 e 2012. Marcos Pazzini, diretor da IPC Marketing Editora, frisa que esse movimento reflete a melhoria de renda das famílias, que tem elevado o potencial de consumo da população. O Brasil tem, hoje, mais de 13 milhões de empresas, e a maior quantidade ainda está na região Sudeste, com quase 6,5 milhões, ou seja, uma a cada 12,7 habitantes.

Agenda aberta

Na eventualidade de ir à abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, dia 27, Dilma participará de coquetel oferecido para os chefes de Estado pela rainha Elizabeth, no Palácio de Buckingham. O Itamaraty também tentar marcar um encontro bilateral entre a nossa presidente e o primeiro-ministro David Cameron. Antes disso, Dilma poderá ir, dias 15 e 16, à Cúpula dos Povos Africanos, em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Lenços à mão

Apesar de não ser um espetáculo triste, Herivelto como conheci, o monólogo-musical com Marília Pêra, está fazendo o público se comover às lágrimas. Nesta quinta-feira será a sessão para convidados no Teatro Net Rio, com presenças confirmadas de Bibi Ferreira, Gilberto Braga, Camila Morgado e Miguel Falabella. Filho de Grande Otelo, que foi grande amigo de Herivelto Martins, o ator José Prata parabenizou Yaçanã Martins e Cacau Hygino, autores do livro no qual a peça é inspirada: “Vocês conseguiram dar dignidade à vida de um boêmio. Eu tentei e não consegui”, desabafou.

Magnata dos imóveis

Presidente do Equity Group Investiments, o americano Sam Zell desembarca no Brasil, em outubro, para o 12º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas. Criador de três dos maiores fundos de investimentos imobiliários da história, um dos quais detinha ações da Gafisa, Zell fará palestra sobre mercados emergentes. Considerado o 63º homem mais rico dos EUA, com fortuna avaliada em US$ 5 bilhões, Zell também é o chairman do Tribune Company, um conglomerado de mídia.

Efeito Cachoeira

Placa de empreiteira afixada na grade de prédio em reforma em rua nobre da Tijuca: “Não damos propina. Se quiser, não ligue para nós”.

Longe do óbvio

Brasileira nascida na França, Karla Skinner lança hoje, na Livraria Timbre, o guia França para poucos, no qual destaca roteiros menos conhecidos, mas com charme de sobra. Mestre em Línguas e Literaturas Francófonas pela UFRJ, ela cita cidades como Chabéry, onde Rousseau viveu, e Rouen, cenário de romances de Flaubert, sempre associando referências culturais e históricas às dicas de serviço e lazer.

Cidade dos coquetéis

De segunda a quinta-feira próximas mais de 18 mil drinques serão preparados no Copacabana Palace. Pela primeira vez o Brasil vai sediar uma final do Diageo World Class, o Oscar da coquetelaria mundial, com 40 bartenders de várias partes do mundo participando de inúmeras baterias. Paulo Freitas, o único brasileiro na disputa, estará em casa: ele trabalha, há três anos, no Bar do Copa.

Viajante

Pela primeira vez, moradores de Brasília verão de perto o quadro Primeira Missa no Brasil, na exposição Retratos da Brasilidade, que ocupa a partir de hoje o Salão Negro do Congresso Nacional. O óleo, pintado em 1861 por Vitor Meireles, faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e de lá só saiu duas vezes: em 2007, para percorrer capitais da região Sul e, no ano passado, para um festival de arte em Bruxelas.

Comércio selvagem

Sábado, no Mercadão de Madureira, onde muita gente vai em busca de Havaianas que serão dadas como lembrança em festas, uma mulher entrou numa loja e surrupiou uma arara inteirinha das ditas sandálias, mais bijuterias. Uma das vendedoras suspeitou e chamou o segurança, porém antes que ele chegasse a pobre atendente levou muitas mordidas da ladra, que ainda conseguiu fugir, deixando para trás as bolsas.

Livre Acesso

De domingo até 14 de julho, a Câmara de Comércio França Brasil lança a Semana Francesa, evento que reúne restaurantes franceses da cidade, em homenagem à queda da Bastilha. Cada chef preparou um menu especial que inclui entrada com prato principal e sobremesa, a preços convidativos. A chef Luanna Malheiros, do Bistrô La Cigale servirá Tartine de Capri, canard au miel de lavande e creme brulée.

A HE:labs comemora, hoje, uma ano de sucesso do produto Startup Dev – metodologia que permite o desenvolvimento de um software em até 48 horas, com coquetel, às 19h, no Pistache, em Botafogo.

Alfredo Lopes foi reeleito para a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), no biênio 2012/2014.

A estreia de Em nome do Jogo, com Marcos Caruso e Erom Cordeiro, será sábado, às 21h30, no Teatro Fashion Mall.

Com o patrocínio da Shell Brasil, o projeto Curta na Praça chega à sua quinta edição, que se encerra em Búzios este sábado e domingo. A iniciativa, que já passou por São Francisco de Itabapoana, Macaé, Campos, além das cidades capixabas de Itapemirim, Guarapari e Vitória, conseguiu atingir um público de 15 mil espectadores. O roteiro faz parte da área de influência de atividades da Shell no segmento de upstream na Bacia de Campos.

O Instituto e a Revista Ciência Hoje estão comemorando 30 anos de existência com uma exposição gratuita na Casa da Ciência, em Botafogo, até o próximo domingo.

Nenhum comentário: