quinta-feira, outubro 08, 2009

BRASÍLIA - DF

Vice estressa o PMDB


Correio Braziliense - 08/10/2009


O tema de fundo da reunião dos caciques do PMDB, terça-feira, no apartamento do líder do partido na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), foi a indicação do vice na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). De um modo geral, eles avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem muita pressa em obter o apoio da legenda, mas nenhuma para definir o nome do vice de sua candidata. A maioria dos caciques apoia por inércia o nome do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP). A pulga atrás da orelha é o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que se filiou à sigla e pode ser uma espécie de anfíbio de Lula na montagem da chapa.
Temer tem o apoio maciço da bancada de deputados federais — exceto dos aliados dos governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), que ficaram de bico fechado na reunião —, mas não conta com o entusiasmo dos senadores. O presidente do Senado, José Sarney (AP), e o líder da bancada na Casa, Renan Calheiros (AL), mantêm uma disputa de influência com Temer e apoiariam de bom grado qualquer outro peemedebista da preferência do presidente Lula, como o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que de quebra resolveria o problema da aliança em Minas Gerais.

Dissidência// A cúpula do PMDB quer reduzir as dissidências a, no máximo, cinco estados. São dados como perdidos acordos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Paraná e Ceará têm problemas, mas deverão fechar com Dilma Rousseff (PT).

Candidato

Não passou despercebido o gesto do senador Eduardo Suplicy (SP), na reunião da legenda em São Paulo, ao colocar o nome à disposição da sigla para disputar o governo de São Paulo. A cúpula do partido teme que Suplicy resolva exigir prévias para a escolha do candidato, lançando sua candidatura contra os demais pretendentes. Sepultaria qualquer possibilidade de acordo com Ciro Gomes (PSB).

Ministros

Os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, da Saúde, José Gomes Temporão, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, compareceram à reunião da cúpula do PMDB. Lobão ressaltou que a legenda participa decisivamente do governo, ocupando áreas estratégicas, e que não tem o menor sentido mudar o rumo político do PMDB na sucessão de Lula.

Mudo

Principal articulador da oposição dentro do PMDB, o deputado Eliseu Padilha, do RS, entrou mudo e saiu calado da reunião dos caciques do PMDB. Padilha faz um balanço mensal da disputa existente nos diretórios do PMDB, que deve ter um desfecho em dezembro, depois das convenções municipais (outubro) e estaduais (novembro). Pelos estatutos, o mandato da atual direção não pode ser prorrogado novamente.

Socorro

O Conselho Monetário Nacional (CMN) liberou uma linha de crédito adicional para os estados em dificuldade com a queda da receita federal e consequente redução dos repasses para o Fundo de Participação dos Estados: R$ 6 bilhões

Pré-sal

Presidentes e relatores das comissões especiais do pré-sal, em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do PMDB-SP, definiram a ordem de votação dos quatro projetos que compõem o novo marco regulatório do petróleo da camada pré-sal: critérios de partilha, criação da Petro-Sal, capitalização da Petrobras e criação do Fundo Social. Dia 22 de outubro é o prazo para entrega dos pareceres dos relatores.

Mulheres/ Deputadas e senadoras do PT estiveram com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na noite de terça-feira e prometeram organizar uma reunião ampliada com a bancada feminina da base aliada do governo para reforçar o apoio à candidatura da ministra a presidente da República em 2010. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) coordena o evento.

Advogados/ Todas as entidades ligadas ao Fórum Nacional – que representam as carreiras da Advocacia Pública Federal – formalizaram, por meio de documento, o apoio à candidatura de Francisco Caputo na sucessão pela presidência da OAB-DF. O Fórum Nacional reúne carreiras com reivindicações muito específicas.

Vistos/ No lançamento do voo direto Brasília-Atlanta, ontem, o vice-governador Paulo Octávio defendeu a aprovação pelo Congresso Nacional da lei que acaba com a obrigatoriedade dos vistos de entrada para os norte-americanos no Brasil.“Como outros países não cobram o visto, o Brasil acaba perdendo esses visitantes, que são os mais gastam e mais viajam pelo mundo”, argumenta.

Barraco/ Os deputados Laerte Bessa (PSC-DF) e Alberto Fraga (DEM-DF) quase saíram no tapa em almoço da bancada do Distrito Federal. Fraga apresentou um projeto que beneficia os bombeiros da PM. Bessa fez uma emenda estendendo as vantagens para mais 10 mil policiais militares, o que levará o governo federal a vetar o projeto como um todo. A turma do deixa-disso apartou a briga.

No escuro/ Após acalorado debate no plenário da Câmara, o governo conseguiu aprovar um aumento de 2% no valor da conta de luz. A nova tarifa, segundo o vice-líder do Democratas na Casa, José Carlos Aleluia (BA), está maquiada no artigo 6º da Medida Provisória (MP) nº 466/09.

Nenhum comentário: