domingo, fevereiro 09, 2014

Rede antigrampo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/02


Meses depois da crise provocada pela revelação de que a agência norte-americana NSA espionou autoridades e cidadãos brasileiros, o governo federal acelerou o projeto de construção de um cabo submarino de fibra ótica entre Brasil e Europa. A ideia é defendida há tempos pela comunidade científica, mas virou prioridade depois que Edward Snowden denunciou que o governo Barack Obama monitora todas as informações que saem dos cabos submarinos brasileiros para os EUA.

Agenda 
O acordo para a construção pode ser assinado ainda neste mês em possível reunião entre Brasil e União Europeia, em Bruxelas.

No forno 
Os embargos infringentes de Delúbio Soares no mensalão estão prontos para análise do plenário do STF. Falta o relator, Luiz Fux, pedir para que eles sejam incluídos na pauta.

Peixe... 
Ideli Salvatti (Relações Institucionais) está tão escanteada da articulação política que, após a reunião em que o PMDB decidiu abrir mão de indicar novos ministros, ligou para um peemedebista da Esplanada para saber o que estava havendo.

...fora da água
Do outro lado, ela ouviu: "Ministra, está tudo nos jornais". Aloizio Mercadante, novo titular da Casa Civil, foi indicado pela presidente para assumir o comando das negociações com os aliados e deve conversar novamente com Michel Temer na terça-feira.

Oráculo 
Dilma Rousseff vai conversar com Lula na segunda-feira sobre o espaço do PMDB no primeiro escalão. Os peemedebistas, no entanto, atribuem ao ex-presidente a ideia de oferecer a Integração Nacional a Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Calendas 
Quem acompanha a negociação com os partidos aliados, que desandandou na última semana, aposta que a presidente só resolverá a segunda parte da reforma na última semana do mês.

Cara... 
Rui Falcão e Anthony Garotinho (PR-RJ) têm encontro marcado na próxima quarta-feira, em Brasília. A cúpula petista tenta convencer o deputado a ajudar a candidatura de Dilma no Rio.

... e coroa 
Em conversas recentes, Garotinho disse a Falcão que só dará palanque à petista no Estado se o PT fizer uma manobra que leve o PC do B ou outra sigla da base a apoiar a candidatura do PR ao governo fluminense.

Em etapas 
Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu que os diretores de empresas públicas que vão disputar as eleições não precisarão deixar os cargos na reforma do secretariado, prevista para este mês. Eles poderão ficar até o prazo legal, em 5 de abril.

Seca 1 
O Ministério do Meio Ambiente e o governo paulista decidiram adiar a discussão sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira devido à falta de água em São Paulo. O contrato atual vence em agosto.

Seca 2 
O governo federal e o Palácio dos Bandeirantes também decidiram criar um comitê gestor de recursos hídricos para monitorar o nível de água no Estado. O grupo vai trabalhar de forma integrada e permanente.

Escudo 
Prevendo novos ataques de Alexandre Padilha (PT) a Alckmin na área da segurança, o Palácio dos Bandeirantes compilou novos dados para defender o tucano. O governo vai enviar ao PSDB números que mostram queda dos homicídios no Estado nos últimos 20 anos.

Dominado 
A empresa de propaganda que registrou o site das caravanas de Padilha já reservou outros dois domínios que devem ser usados na campanha: seligasp.com.br e votepadilha13.com.br.

tiroteio
"Os generais tucanos ironizam a solidariedade dos petistas, mas abandonam sem pestanejar seus soldados feridos. Coitado do Azeredo."
DO DEPUTADO VICENTE CÂNDIDO (PT-SP), sobre o julgamento do mensalão mineiro e a reação do PSDB às acusações contra Eduardo Azeredo (MG).

contraponto


Vinde a mim as criancinhas

Na cerimônia de transmissão de cargo no Ministério da Educação, Aloizio Mercadante e seu sucessor, José Henrique Paim, trocaram diversos elogios.

-Paim é um exemplo de funcionário público -disse o novo titular da Casa Civil.
-Volte ao MEC quando quiser...Eu, pelo menos, vou visitar muito a Casa Civil -replicou Paim.
E completou, entregando a estratégia que usará com o ex-chefe para obter recursos para a pasta:
-Quando as coisas estão difíceis, a gente faz o apelo às crianças: isso libera os recursos e acelera o processo!

Nenhum comentário: