domingo, fevereiro 09, 2014

Caça aos sonegadores - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/02
A Receita Federal criou uma força-tarefa para investigar as empresas Google e Facebook. A devassa é feita por ordem da presidente Dilma.
Essas empresas estão no topo da lista dos maiores sonegadores de impostos do país. O Google é o segundo em faturamento de publicidade no Brasil. Essas firmas vendem aqui e recebem em paraísos fiscais. E lucram ao atuar fora da lei que rege os concorrentes.


O exemplo que vem da Europa 
A presidente Dilma tratou do assunto com os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Comunicações). A dura atuação dos países europeus contra essas corporações, sobretudo na França e na Alemanha, chamou a atenção da presidente. Informes produzidos pela área econômica estimam que a Google recebeu mais de R$ 3 bilhões em publicidade no Brasil, em 2013. A maior parte dos serviços prestados por essas empresas é paga com cartões internacionais e não aparece no balanço das subsidiárias brasileiras. A única receita é o IOF dos clientes.
Dilma quer também a adoção de legislação que as obrigue a pagar direitos autorais.



"É um casamento maluco.
O fracasso de um pode ser o fracasso do outro" 
Roberto Amaral Vice-presidente do PSB, sobre o pacto de convivência entre os candidatos à Presidência Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB)



Na barganha 
No PSB não há dúvida alguma de que Marina Silva será a vice de Eduardo Campos. Avaliam que ela só não anuncia agora porque reduziria seu poder de pressão em torno de candidaturas próprias aos governos de São Paulo, Rio e Minas.


Alô? Presidente? 
O deputado Renan Filho (PMDB-AL) foi surpreendido por ligação do Planalto. "Renan? Vou passar a presidenta, ela está retornando sua ligação". O deputado não sabia o que fazer. "Alô? Oi Renan, como vai?" "Presidente, acho que a senhora está falando com o Renan errado, aqui é o deputado". Dilma riu, se desculpou, e ligou para Renan Calheiros.


Dando um gelo 
Os dirigentes do PMDB que se reúnem com o presidente do PT, Rui Falcão, para tratar de palanques estaduais não querem mais conversa.

Dizem que, depois de cada encontro, os petistas arranjam confusão em algum lugar.


Plataforma eleitoral 
A oposição acusa o governo Dilma de descontrole fiscal e teme pelos desdobramentos da crise mundial. Mas, de olho no empresariado, a visão da presidente Dilma se volta para o outro lado. Até junho, o governo lançará, com toda pompa, a terceira etapa do PAC e o Minha Casa Minha Vida III, cuja meta é contratar três milhões de casas.


Sabe com quem está falando? 
Em viagem aos EUA, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, enfrentou uma saia justa. O hotel fez débitos irregulares, e o BB bloqueou o cartão. O gerente suspeitou de golpe, mas recuou quando soube com quem falava.


Pós-graduação 
O deputado Ronaldo Caiado (DEM) esteve em Miami durante o recesso, e conversou com a comunidade cubana sobre formas e instrumentos para estimular os médicos que estão no Brasil a pedir refúgio para não retornar a seu país.


O PRESIDENTE DO SDD, Paulo Pereira da Silva, vai à Europa em abril para encontro com o ex-premiê da Polônia, o sindicalista Lech Walesa.

Nenhum comentário: