quarta-feira, dezembro 04, 2013

Sigam o mestre! - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 04/12


A renúncia de José Genoino ao mandato de deputado federal é considerada dentro do partido o caminho que deve ser adotado pelo ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (SP). Assim, os petistas ficam fora desse foco desagradável de ver os seus desfilando pelo Conselho de Ética e pela Corregedoria, abrindo um flanco à oposição. Nos bastidores, há quem diga que os condenados devem ter em mente que o objetivo central hoje é reeleger Dilma e tentar eleger Alexandre Padilha governador de São Paulo.

O PP e o PR, que também têm políticos com mandato prestes a virarem presidiários, tendem a pressionar os seus a seguir esses passos. É uma forma de desvincular os partidos da Papuda.

Sobrou
O PT atribui ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a quase abertura de processo de cassação contra Genoino. Josias Gomes (PT-BA) chegou a defender o rompimento entre PT e PMDB. O ano terminará quente entre os dois partidos que compõem a aliança presidencial.

Em construção
O anúncio de que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pretende concorrer ao Senado é visto como uma portinhola para o acordo com o PT, tendo o senador Lindbergh Farias, do PT, como cabeça de chapa ao governo do estado. Qualquer acordo, entretanto, só será formalizado no ano que vem.

Caiu, mas vale
Ao dizer que entregou todos os documentos relativos ao cartel do metrô de São Paulo à Polícia Federal porque é ela quem tem que investigar, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na opinião de muitos, colocou em vigor a PEC 37. A Proposta de Emenda Constitucional, que reduzia poderes de investigação do Ministério Público, foi derrubada em junho, em meio aos protestos que tomaram conta do país.

Chamados
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) convocou diretores da Camed, o plano de saúde do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) à comissão de Fiscalização e Controle para explicar a privatização dos serviços. O senador quer ouvir ainda representantes do BNB e da Unimed.

Resumo da ópera/ Depois da reunião de sábado entre os comandos do PT e do PMDB, os peemedebistas se saíram com esta: “Primeiro, foi o (Markus) Sokol, chamando Michel (Temer) de sabotador. Agora, é o Rui Falcão chamando Raupp de mentiroso. Assim, vai bem a relação”.

Tendência/ A inclinação do PPS do Rio de Janeiro é fechar o apoio a Aécio Neves na corrida presidencial. Falta definir o que fará Roberto Freire.

Visitantes I/ Há três semanas, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Cássio Cunha Lima (foto), do PSDB-PB, se encontraram no Sírio-Libanês e foram visitar Marcelo Déda. Tiveram ali a certeza de que estavam se despedindo de um amigo.

Visitantes II/ O encontro de Eduardo Campos e Cássio Cunha Lima foi casual. O tucano estava acompanhando sua mãe, dona Glória, que se submetia a exames de saúde. Campos fez questão de ver a matriarca dos Cunha Lima. O senador, conhecedor da política, na hora pegou o telefone e ligou para Aécio: “Fale aqui com d. Glória para você não perder o voto!”

Nenhum comentário: