quarta-feira, dezembro 04, 2013

Filho de negro - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 04/12

O pastor Marco Feliciano avocou para si a relatoria, hoje, na Comissão de Direitos Humanos, da proposta de Dilma que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros.
Em campanha para mostrar que não é tão atrasado assim, o deputado avisou que seu parecer será favorável: 
— Sou filho de negro e sei da importância da política de cotas.

Preconceito é crime...
Aliás, hoje também, o Senado vota projeto que pune crimes resultantes de discriminação de raça, cor, orientação sexual e religião.
Chico Buarque, Leonardo Boff, Alcione, entre outros, assinaram um manifesto a favor da lei. Eu apoio.

Caso Jango
Um laboratório espanhol enviou um técnico ao Brasil para tentar encontrar possíveis provas de que João Goulart foi envenenado.

Cadê a maconha?
O criador da Mídia Ninja, Bruno Torturra, conta à revista “Piauí”, que chega às bancas sexta, que três PMs do Rio tentaram incriminar pessoas do grupo por posse de maconha.
À paisana, eles se passaram por manifestantes e foram a um apartamento na Urca usado pelos ninjas. E toda hora perguntavam se alguém tinha a droga.
A farsa acabou quando um deles deixou à mostra um uniforme policial dentro da mochila.

‘Toplessaço’ em Ipanema
Em protesto à repressão sofrida pela atriz Cristina Flores, obrigada por policiais a vestir a blusa quando posava de topless, na Praia de Ipanema, para fotos da sua peça, um grupo prepara um “toplessaço”.
Vai todo mundo tirar a blusa no dia 21, o primeiro dia de verão, em Ipanema.

Tô dentro! Projeto sossego 2014
João Ubaldo Ribeiro, 72 anos, o grande escritor, decidiu reduzir o número de viagens ano que vem: “Já abortei diversos livros por causa de solicitações, bienais, feiras de livros etc.”
O ano começa com sua habitual estadia em Itaparica, em janeiro. Mas, em março, abrirá uma exceção. Vai a Paris falar sobre futebol, na Sorbonne: “Não entendo nada de futebol, mas adoro o assunto”, diz ele, que já foi a mais de uma Copa do Mundo.

Falso brilhante
Uma bela atriz global registrou queixa na polícia contra a empresa que cuidava de uma obra em seu apartamento, em São Paulo.
Diz ela que suas joias foram roubadas durante os trabalhos. O larápio, espertinho, trocou-as por bijuterias.

Clube dos milhões
O Brasil vai atingir, pela primeira vez, a marca de seis milhões de turistas estrangeiros num único ano. Pelas contas da Embratur, será amanhã.
A partir de 2005, o país passou a receber mais de cinco milhões de gringos por ano.

Shopping Gasômetro
Sabe aquela área onde funcionou o antigo Gasômetro, em São Cristóvão?
A Construtora RJZ Cyrela negocia com a Caixa, dona de quase todos os terrenos na área do Porto Maravilha, a compra daquele latifúndio urbano.
Lá deverá surgir um minibairro com prédios comerciais e residenciais, além de shopping.

Carnaval menor
O carnaval ficará menor em 2014. A Liga das Escolas de Samba decidiu que só haverá um ensaio técnico por escola para o próximo desfile.
Com isso, os treinos que lotam as arquibancadas da Sapucaí serão realizados apenas em fevereiro.
É pena.

O sonho de Chico
O deputado e professor Chico Alencar lança, segunda, o livro “A rua, a nação e o sonho”, pela Mar de Ideias.
Aborda as manifestações de rua deste ano e suas repercussões nos caminhos do Brasil.

Cidade partida
Heloísa Buarque de Hollanda, coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da UFRJ, foi eleita a Personalidade do Ano pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.
Foi escolhida por “unir as partes da cidade partida”. Como seu sonho sempre foi ser arquiteta, antes de enveredar pela literatura, está felicíssima.

Meu amigo Luiz Paulo
O saudoso Luiz Paulo Horta será lembrado, este mês, na Cidade das Artes, na Barra. Além de apresentações em sua homenagem — como a do coral Meninos do Rio, hoje —, uma placa com o nome do querido coleguinha será instalada, dia 18, em frente à Grande Sala.
Na ocasião, haverá um show de Kiko Horta, filho de Luiz.
Saudades.

Nenhum comentário: