quarta-feira, dezembro 04, 2013

O PMDB pressiona - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/12

O apoio do PMDB à presidente Dilma são favas contadas. Mesmo assim, não é tão simples. Na reunião na Granja do Torto, seus dirigentes alertaram que, antes de apoiar a reeleição da presidente Dilma, é preciso aprovar a coligação, com o PT, na convenção do PMDB. O recado foi simples: é preciso controlar o descompasso nas eleições estaduais e monitorar os incendiários. 

Cabral tem preferência 
O ex-presidente Lula quer adiar o desembarque do PT do governo do Rio, com a intenção de dar tempo para que o governador Sérgio Cabral se recupere junto à opinião pública. Ele avalia que se isso não ocorrer até março, o vice Luiz Fernando Pezão será contaminado e dificilmente será um candidato competitivo. Por isso, o ex-presidente não acena com a retirada de candidaturas. Ele considera, dizem os petistas, que todos devem se manter na disputa: o senador Lindbergh Farias, o vice Pezão e o ministro Marcelo Crivella. Como resume um dirigente do PMDB, que esteve na Granja do Torto: “Todos contra o (Anthony) Garotinho no segundo turno” 



“Num dia, as ações da Petrobras desvalorizaram R$ 24 bi e isso é mais do que os R$ 15 bi que a União arrecadou com o leilão do campo de petróleo de Libra” 
Luiz Paulo Velloso Lucas 
Integrante da coordenação da formulação do programa de governo do tucano Aécio Neves 

Lei de Murphy 
O PDT não foi à reunião marcada com a presidente Dilma, no sábado, para tratar da eleição de 2014. Seu presidente, Carlos Lupi, e o ministro Manoel Dias (Trabalho), já estavam atrasados 30 minutos quando ligaram para avisar a Dilma e ao ex-presidente Lula que estavam no aeroporto de Cuiabá e que não havia teto para o avião deles levantar voo. 

Duplo palanque 
Na conversa com o presidente do PP, Ciro Nogueira, sábado, a presidente Dilma manifestou interesse pelo apoio da senadora Ana Amélia, candidata ao governo gaúcho. O governador Tarso Genro (PT) vai concorrer à reeleição. 

Palanque eclético 
O vice Michel Temer recebeu a tarefa de dobrar o PMDB do Paraná. O partido, presidido pelo deputado Osmar Serraglio, relator da CPI do Mensalão, já tem posição aprovada pela maioria: fazer campanha pelas reeleições da presidente Dilma (PT) e do governador Beto Bicha (PSDB). 

É dia de festa 
Chegou a vez do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Ele será a estrela de ato no Planalto, na segunda-feira, quando a presidente Dilma vai festejar a marca de 15 milhões de brasileiros atendidos pelo programa “Luz Para todos”

Batido o martelo
A maior tendência petista, a “Construindo um Novo Brasil”, reafirmou ontem o acordo eleitoral com a tendência “Movimento PT”. O deputado Geraldo Magela (PT-DF) será o candidato de ambas para a secretaria-geral do partido.

Constrangimento
O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) está avisando na Câmara que, “para não constranger” seus pares ao voto aberto, por sua cassação, vai renunciar ao mandato ao ser pedida a sua prisão. 

ALIVIO. Os deputados gostaram da renúncia de José Genoino. Ele não seria poupado da cassação. Muitos deles não queriam ser os carrascos. 

Nenhum comentário: