domingo, novembro 10, 2013

Crepúsculo dos ídolos - EDITORIAL FOLHA DE SP

FOLHA DE SP - 10/11

Chico Buarque e Oscar Niemeyer, Regina Duarte e Beatriz Segall: a favor de um ou outro candidato, artistas de variadas áreas não costumam recusar participação em campanhas eleitorais.

Faltando quase um ano para a disputa presidencial, o governador Eduardo Campos (PE) e Marina Silva, ambos do PSB, já articulam contatos desse tipo. Conforme apurado pela Folha, programa-se um evento no Rio, no qual terão oportunidade de encontrar-se com personalidades do setor.

Estaria em pauta a discussão de alternativas à política cultural. Ainda que esse tópico dificilmente ocupe por mais de 15 segundos a atenção da maior parte dos candidatos, não há nada de condenável em tais confraternizações.

A dúvida é se a presença dessas celebridades ainda se reveste da importância que teve em momentos mais turvos da história política.

Artistas de novela e músicos de MPB puderam, por algum tempo, emprestar um ar de familiaridade e crédito a candidatos que, por diversas razões, careciam de maior endosso na opinião pública.

Num momento em que Lula, por exemplo, inspirava certo temor na classe média pelo excesso de esquerdismo, foi conveniente à sua candidatura o apoio de rostos bonitos e vozes maviosas. Do outro lado, as aventuras espumantes de Fernando Collor ganhavam uma credibilidade cosmética quando enaltecidas pelos sorrisos de alguma celebridade inofensiva.

Atualmente, o quadro é diverso. Ou os políticos já despertam desconfiança demais para que artistas possam atenuá-la, ou o potencial de estranheza e perturbação já se dissolveu. Tornaram-se, em diversos casos, mais construídos do que os próprios atores de novela.

Além disso, as celebridades, em especial as da música popular, veem diminuir a admiração que mereciam. Pelo menos do ponto de vista das ideias políticas, notáveis defensores da liberdade de expressão não se saíram bem quando a publicação de biografias a seu próprio respeito entrou em debate.

Melhor assim, talvez; humanizam-se todos, sensíveis ao interesse comercial ou às suscetibilidades do estrelato. A democracia, se estimula a participação sem distinções, pode ter o efeito de mitigar idolatrias exageradas.

Distinguem-se, ademais, os artistas que têm constante atividade política dos que surgem como convidados de luxo na propaganda eleitoral. Ou dos que só procuram, para beneficio próprio, converter em votos e cargos o apreço que conquistaram. Mas esses, como se sabe, são de outra laia.

Nenhum comentário: