sábado, junho 01, 2013

Onde pega - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 01/06

Não foi só a pressão do governo para votar medidas provisórias que levou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) a baterem boca. O Congresso pressiona o governo a fixar um patamar de liberação mensal de emendas de R$ 1 bilhão, além de pagar o mesmo valor em atraso. O tema deve ser abordado na conversa que Renan e o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), terão com Dilma Rousseff, prevista para segunda-feira.

Martelo batido 
A volta do PTB ao governo do PT foi selada numa conversa entre Dilma e o presidente do partido, Benito Gama, ainda no início de maio. Na ocasião, a presidente formalizou o convite para o próprio Gama assumir uma vice-presidência do Banco do Brasil.

Carta branca 
De Roberto Jefferson, cacique petebista e delator do mensalão, sobre a volta do partido à órbita petista: "Eu não negociei, saí da frente para o Benito compatibilizar os anseios da bancada com o governo. As minhas lutas são minhas, o partido tem as dele''.

Pré-temporada 
A articulação para a volta do PTB ao governo funcionou como teste de dois prováveis coordenadores da campanha de Dilma à reeleição: a costura começou a ser feita pelo governador Jaques Wagner (PT-BA) e os arremates foram dados pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Furos... 
Além das situações complicadas em Estados como Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, a aliança PT-PMDB enfrenta desgaste também na Paraíba.

... no casco 
O senador Vital do Rêgo (PMDB) pressiona para que o PT apoie seu irmão, Veneziano do Rêgo, ex-prefeito de Campina Grande, para o governo. Mas os petistas preferem fechar aliança com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que pode ser candidato pelo PP.

Dia D 
Aliados de Marina Silva fixaram a quarta-feira como dia nacional de mobilização para a coleta de assinaturas de apoio à criação da Rede. A data coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente. Pelos cálculos dos marineiros, a marca de 500 mil assinaturas deve ser atingida em meados do mês.

Condição 1 
Após anos de disputa com órgãos de defesa do consumidor, as operadoras serão obrigadas a baixar em até 25% a assinatura básica da telefonia fixa. Essa deverá ser a exigência da Anatel (Agência Nacional de Telefonia) em contrapartida aos pedidos de fusão de empresas para obter ganhos fiscais.

Condição 2 
A ideia é aprovar a medida rapidamente e permitir que a conta fique mais baixa ainda neste ano. Sercomtel e Telefônica já tiveram aprovado pedido de fusão de suas empresas, mas ainda esperam a decisão das contrapartidas. A Oi deve ser a próxima a pedir a fusão.

Tudo... 
São Paulo e Rio de Janeiro devem fechar nas próximas semanas os primeiros contratos para oferecer internet aos passageiros de trens e metrô e das barcas que fazem a ligação Rio-Niterói.

... conectado 
O sistema está sendo desenvolvido pela empresa CMA, que ainda estuda uma forma de implantá-lo em ônibus. A tecnologia permitirá ainda monitorar os veículos para flagrar casos de assaltos e depredações.

No lucro 
O investimento na tecnologia é equiparável ao gasto pelas empresas na manutenção de veículos depredados, cerca de R$ 3 milhões anuais. Por isso, elas devem oferecer o serviço sem reajustar as passagens. Brasília, Salvador e Fortaleza também planejam oferecer internet no transporte público.

Outro lado 
O ex-diretor da ANS (Agência Nacional de Saúde) Leandro Tavares, cuja recondução será analisada pelo Senado, diz que a venda da Amil para a norte-americana United Health foi aprovada por unanimidade pela agência. Ele diz que trabalhou na Amil como chefe-médico, e não como executivo.

com ANDRÉIA SADI e LUIZA BANDEIRA

tiroteio
"Se a ideia era mostrar que o PSDB se renovou, ela foi por água abaixo com as aparições de FHC e Serra. Não vale a pena ver de novo."
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PT-PR), vice-presidente da Câmara, sobre a propaganda tucana protagonizada por Aécio Neves e exibida na quinta-feira.

contraponto

O cheiro da riqueza
"Em sua visita a Dilma Rousseff, ontem, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, reencontrou Graça Foster, presidente da Petrobras, com quem visitara o centro de pesquisas da empresa no Rio, dois dias antes. Referindo-se à visita, Biden disse a Dilma:

--Presidente, esta mulher me fez sentir cheiro de óleo. E minha mulher gastando dinheiro com perfume...

A piada arrancou risos das duas mulheres e dos ministros.

Nenhum comentário: