quinta-feira, junho 06, 2013

Flerte com o PIB - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/06

Depois de um período de recolhimento, Eduardo Campos (PSB) retomou a aproximação com o setor produtivo, um dos principais eixos de construção sua pré-candidatura à Presidência. Ontem, ele fechou detalhes de parceria com o Movimento Brasil Competitivo, que tem à frente Jorge Gerdau, colaborador de Dilma Rousseff que fez restrições ao excesso de ministérios no governo. O MBC encabeçará o planejamento Pernambuco 2035, que Campos lançará na próxima semana.

Road-show O pernambucano vai apresentar seu modelo de gestão no seminário Conexão Empresarial, que reunirá o PIB mineiro no dia 14, em Araxá. Falará no mesmo dia de Antonio Anastasia, aliado do também presidenciável Aécio Neves (PSDB).

Marca O presidente do PSD, Gilberto Kassab, recebe hoje o aval dos diretórios do Maranhão e do Amapá para apoiar a reeleição de Dilma. Com o sim'' de 14 seções, o ex-prefeito chega à maioria de que precisa para embarcar no projeto da presidente.

Fio do bigode O PSD nos dois Estados é comandado por aliados do senador José Sarney (PMDB-AP), que deu um empurrão para o apoio.

Contra... A Câmara corre para votar a nova regra de partilha dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados). A proposta precisa ser analisada pelos deputados até o fim do mês, prazo fixado pelo STF para que o repasse de R$ 62 bilhões aos Estados não seja suspenso.

... o relógio O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), admite que ainda não há acordo, mas promete pautar a proposta na semana que vem. "O pior dos mundos é não votar", diz.

Troca da guarda Com a saída de Nelson Barbosa do governo, sua vaga do conselho de administração da Vale será ocupada interinamente por Adriana Queiroz, procuradora-geral da Fazenda.

Que tal? Romero Jucá (PMDB-RR) vai apresentar projeto no Senado que cria títulos da dívida indígena para desapropriações de terras para novas demarcações e ampliar áreas já demarcadas. A ideia é inspirada nos Títulos da Dívida Agrária e prevê indenizações nesses casos.

Força-tarefa O ex-governador Cláudio Lembo (PSD) diz que Geraldo Alckmin "perde tempo" ao bombardear o acúmulo de cargos de Guilherme Afif. Lembo cita episódios de violência no Estado para alfinetar o tucano: "Estamos sendo mortos nas ruas enquanto o governo discute sobre um emprego".

Pós-campanha O PRB escolheu o economista Henrique Almirates Júnior para o cargo de adjunto na Secretaria de Desenvolvimento Social paulista. Ele participou da elaboração do programa de governo de Celso Russomanno na eleição de 2012.

Presente... No cálculo de integrantes do STF, Luís Roberto Barroso deve encontrar quase 8 mil processos à sua espera quando tomar posse na corte. O novo ministro, sabatinado ontem no Senado, receberá os processos deixados por Joaquim Barbosa quando o presidente assumiu o comando do STF.

... de grego Na herança, estará o mensalão mineiro, sem data para ser julgado.

Outro mundo Ao citar em seu último livro o caso Cesare Battisti, no qual advogou, Barroso elogia o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), "um homem de bem e espírito elevado, que vive em uma dimensão ligeiramente diferente das demais pessoas''.

Visita à Folha Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto Data Popular, visitou ontem a Folha.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"FHC finalmente entra para o setor produtivo. Em seu governo, os juros altos concentraram os investimentos no mercado financeiro."
DO DEPUTADO RICARDO BERZOINI (PT-SP), sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ter aberto empresa para investir no mercado imobiliário.

contraponto


Parentes aos milhares
O governador Antonio Anastasia (PSDB-MG) dava uma palestra ontem em São Paulo sobre inovações de gestão pública. No final, contou um caso para ilustrar a mudança de mentalidade em questões como o nepotismo.

--Quando Vargas caiu, em 1945, foi substituído por José Linhares, presidente do STF. O substituto começou então a empregar vários Linhares no governo.

E o mineiro prosseguiu, arrancando gargalhadas:

--As pessoas perguntavam: são Linhares ou milhares'? E ele respondia: Prefiro ficar bem com a família o resto da vida e ficar mal com o povo por pouco tempo'.

Nenhum comentário: